Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2025

Chacinas deixam mortos e feridos em São Paulo

Duas chacinas ocorridas na madrugada desta quarta-feira deixaram nove pessoas mortas e três feridas na capital paulista

Quarta, 05 de Abril de 2017 às 07:04, por: CdB

O boletim de ocorrência indica que o ocupante de uma motocicleta fez disparos contra pessoas que estavam em um bar. As vítimas foram levadas para o Hospital

Por Redação, com ABr - de São Paulo:

Duas chacinas ocorridas na madrugada desta quarta-feira deixaram nove pessoas mortas e três feridas na capital paulista. De acordo com a Polícia Militar, todos os disparos que mataram as vítimas partiram de ocupantes de motocicletas nas Zonas Sul e Norte da capital.

chacina.jpg
O boletim de ocorrência indica que o ocupante de uma motocicleta fez disparos contra pessoas que estavam em um bar

A primeira chacina, por volta da meia-noite, deixou seis mortos e três feridos na Rua Antônio Sérgio de Matos, no Jaçanã, Zona Norte. O boletim de ocorrência indica que o ocupante de uma motocicleta fez disparos contra pessoas que estavam em um bar. As vítimas foram levadas para o Hospital do Jaçanã, Hospital do Mandaqui e Hospital Geral do Grajaú.

Violência

A cerca de 50 quilômetros da primeira chacina, mais três pessoas morreram na Rua Professora Nina Stocco, no Campo Limpo, Zona Sul. Duas pessoas em uma motocicleta atiraram contra duas que também estavam em uma moto. Uma das vítimas baleada foi levada ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A outra vítima conseguiu escapar ilesa.

Próximo dali, ocupantes da mesma motocicleta fizeram disparos contra duas pessoas que também transitavam com uma moto. Um deles um morreu no local e o outro foi socorrido, mas morreu no Hospital do Campo Limpo.

Acidentes com vítimas

Após o aumento dos limites de velocidade nas vias marginais da capital paulista, foram registrados 223 acidentes com vítimas em dois meses. Segundo o balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foram 117 ocorrências de 24 de fevereiro a 26 de março. Sendo que 93 envolveram motos. Foram registradas duas mortes no período. Nos primeiros 30 dias dos novos limites de velocidade ocorreram 106 acidentes com vítima, com uma morte.

Desde o dia 25 de janeiro, as velocidades máximas foram reajustadas de 70 quilômetros por hora (km/h). Para 90 km/h na pista expressa, de 60 km/h para 70km/h na pista central. E de 50 km/h para 60 km/h na pista local. A exceção é a faixa direita da pista local, mais perto da calçada, que permaneceu com limite de 50 km/h. Trafegam pelas marginais Tietê e Pinheiros 1,2 milhão de veículos por dia. A prefeitura não disponibilizou os dados do mesmo período do ano passado para que se possa comparar se houve redução, aumento ou se o número de acidentes se manteve após a medida. Segundo o órgão, essa análise será feita após três meses da implantação dos novos limites.

O aumento das velocidades foi acompanhado por um programa de conscientização dos condutores e reforço nas equipes da CET que atuam nas vias. “Com o aumento de 67% no contingente. Mais ocorrências nas marginais passaram a ser atendidas. Hoje, um agente leva em média 10 minutos para chegar em uma ocorrência”, destaca o comunicado da companhia.

A prefeitura de São Paulo havia reduzido as velocidades máximas permitidas não só nas marginais. Como em diversas ruas e avenidas da cidade, como parte de um programa de segurança no trânsito da gestão do ex-prefeito, Fernando Haddad.

A CET divulgou, em outubro passado, um balanço que mostrou queda de 52% no número de acidentes fatais nas marginais Tietê e Pinheiros, durante o primeiro ano de implantação da medida. De julho de 2014 a junho de 2015. Foram registrados 64 acidentes com mortes. De julho de 2015 a junho de 2016, ocorreram 31.

Tags:
Edições digital e impressa