Coreia do Norte ironiza ameaças de Trump

Arquivado em:
Publicado Quinta, 10 de Agosto de 2017 às 07:40, por: CdB

Especialistas da Coreia do Sul disseram que os planos revelados pela reclusa Coreia do Norte elevam consideravelmente os riscos

Por Redação, com Reuters - de Seul:

A Coreia do Norte ironizou os alertas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Pyongyang irá enfrentar "fogo e fúria" se ameaçar os EUA, e divulgou nesta quinta-feira planos detalhados para um ataque com mísseis perto de Guam, território norte-americano no oceano Pacífico.

coreia-4.jpg
Monitor mostra notícia sobre ameaça da Coreia do Norte de atacar o território norte-americano de Guam, em Tóquio, no Japão

Especialistas da Coreia do Sul disseram que os planos revelados pela reclusa Coreia do Norte elevam consideravelmente os riscos;  já que Washington provavelmente considerará qualquer míssil apontado para seu território como uma provocação, ainda que lançado como teste.

O progresso norte-coreano

O progresso norte-coreano aparentemente rápido no desenvolvimento de armas e mísseis nucleares capazes de atingir o território continental dos EUA. Alimentou tensões que escalaram para uma guerra de palavras entre Washington e Pyongyang na semana passada. Preocupando potências regionais e investidores globais.

As ações caíram pelo terceiro dia em todo o mundo. Em Seul atingiram seus menores valores em sete semanas; depois que a Coreia do Norte disse estar finalizando os planos para disparar quatro mísseis de alcance intermediário sobre o Japão para caírem a 30-40 quilômetros de Guam. Detalhando um plano anunciado inicialmente na quarta-feira.

Guam, uma ilha tropical localizada mais de 3 mil quilômetros ao sudeste da Coreia do Norte, é o lar de cerca de 163 mil pessoas e de uma base militar norte-americana que inclui um esquadrão de submarinos. Uma base aérea e um grupo da Guarda Costeira.  

Mísseis     

Tal como anunciada pelos norte-coreanos. A trajetória planejada dos mísseis atravessaria algumas das rotas marítimas e aéreas mais movimentadas do planeta.

O Exército da Coreia do Norte finalizará seus planos em meados de agosto, deixando-os prontos para uma ordem do líder Kim Jong Un. Relatou a agência de notícias estatal KCNA citando o general Kim Rak Gyom, comandante da Força Estratégica do Exército do Povo Coreano.

– Os foguetes Hwasong-12 a serem lançados pelo KPA (Exército do Povo Coreano) cruzarão os céus acima de Shimane, Hiroshima e Koichi, no Japão – disse a reportagem. "Eles voarão 3.356,7 quilômetros durante 1,065 segundos e atingirão as águas a 30-40 quilômetros de distância de Guam".

Embora Pyongyang ameace destruir os EUA e seus aliados com frequência, a reportagem foi incomum pelo detalhamento. Foi publicada na esteira de dois testes bem-sucedidos de um míssil intercontinental, realizados em julho, e de uma série de outros testes de mísseis.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo