Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2025

Estados árabes exigem que Qatar feche Al Jazeera

Quatro Estados árabes que impuseram um boicote ao Qatar alegando suposto apoio ao terrorismo enviaram a Doha uma lista de 13 exigências

Sexta, 23 de Junho de 2017 às 08:43, por: CdB

As exigências, que visam encerrar a pior crise no Golfo Pérsico em anos, parecem concebidas para acabar com uma política externa de duas décadas

Por Redação, com Reuters - de Dubai:

Quatro Estados árabes que impuseram um boicote ao Qatar alegando suposto apoio ao terrorismo enviaram a Doha uma lista de 13 exigências, incluindo o fechamento da emissora de televisão Al Jazeera e a redução dos laços com o Irã, disse uma autoridade de um dos quatro países.

arabes.jpg
Estados árabes exigem que Catar feche Al Jazeera e reduza laços com Irã

As exigências, que visam encerrar a pior crise no Golfo Pérsico em anos, parecem concebidas para acabar com uma política externa de duas décadas por meio da qual o Qatar procurou subir de categoria e se posicionar na arena global como mediador da paz, muitas vezes em nações muçulmanas.

A mentalidade independente de Doha, incluindo uma abordagem conciliadora em relação ao Irã e apoio a grupos islâmicos. Em particular a Irmandade Muçulmana, tem irritado alguns de seus vizinhos, que veem o islamismo político como uma ameaça ao seu domínio dinástico.

A lista, elaborada por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein, que cortaram relações econômicas, diplomáticas e de viagem com Doha em 5 de junho, também exige o fechamento de uma base militar turca no Qatar, disse a autoridade à Reuters.

O ministro da Defesa da Turquia, Fikri Isik, rejeitou a demanda, dizendo que qualquer pedido para que a base seja fechada representaria uma interferência nas relações de Ancara com Doha, insinuando que a Turquia pode reforçar sua presença.

– Fortalecer a base turca seria um passo positivo em termos da segurança do Golfo – disse. "Reavaliar o acordo da base com o Qatar não está em nossa agenda".

Organizações terroristas

O Qatar também precisa anunciar que está cortando laços com organizações terroristas, ideológicas e sectárias. Incluindo Irmandade Muçulmana, Estado Islâmico, Al Qaeda, Hezbollah e Jabhat Fateh al Sham. Que era o braço da Al Qaeda na Síria, disse a autoridade árabe. E entregar todos os terroristas assim identificados em seu território.

Os quatro Estados árabes acusam o Qatar de financiar o terrorismo. Fomentar a instabilidade regional e buscar intimidade com a teocracia revolucionária do Irã. Adversário regional dos quatro países. Doha negou as acusações.

As autoridades qataris não responderam de imediato a pedidos de comentário. Mas na segunda-feira o ministro das Relações Exteriores, xeique Mohammed bin Abdulrahman al-Thani. Disse que o Qatar não irá negociar com os quatro vizinhos a menos que estes suspendam as medidas contra Doha.

Tags:
Edições digital e impressa