Executiva do PMDB decide filtrar adesão de deputados
A Executiva Nacional do PMDB decidiu que a adesão de novos deputados federais ao partido terá de ser submetida à sua aprovação, mas não discutiu uma eventual antecipação da convenção nacional prevista para março.
Por Redação, com Reuters - de Brasília:
A Executiva Nacional do PMDB decidiu nesta quarta-feira que a adesão de novos deputados federais ao partido terá de ser submetida à sua aprovação, mas não discutiu uma eventual antecipação da convenção nacional prevista para março, reunião que pode deliberar pelo rompimento da legenda com o governo federal, disseram peemedebistas.
Com isso, ao menos por enquanto, a convenção está mantida para março.
Segundo Raupp, a resolução dá à Executiva Nacional do PMDB o poder de avaliar e aprovar filiações
- A convenção será em março, será mantida para março do próximo ano - disse o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), vice-presidente da legenda.
Segundo o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), a antecipação não chegou a entrar na pauta da Executiva nesta quarta, porque essa questão estava diretamente ligada ao filtro para a entrada de novos deputados, vista por muitos peemedebistas como uma tentativa de interferência do Palácio do Planalto na bancada do partido.
- A antecipação da convenção estava ligada aos efeitos da intervenção do governo, se ia conseguir ou não - disse Vieira Lima.
- A tentativa do governo de interferir no PMDB através de outros partidos, de migrações, não gerou o efeito que gostariam - completou.
Segundo Raupp, a resolução aprovada nesta quarta dá à Executiva Nacional do PMDB o poder de avaliar e aprovar filiações, sobretudo de deputados federais.
- os Estados e municípios isso já era uma prática. Um vereador com mandato, por exemplo, para entrar no partido já precisava passar pelo diretório municipal - disse Raupp.
Renan critica Temer
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), responsabilizou o vice-presidente da Republica, Michel Temer, pela divisão no partido.
- Não quero analisar quem tem força ou quem não tem no PMDB. Só quero lembrar da responsabilidade do presidente do partido. É ao presidente do partido que cabe construir a unidade partidária. Não é difícil isso. A quem serve a divisão do PMDB? Dividir o PMDB para quê? O papel do presidente do PMDB é construir a união dessas forças todas, desses setores todos. O presidente tem responsabilidade nessa divisão - criticou Renan.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.