Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

Exército do Iraque avança do sudeste rumo ao centro de Mossul

Unidades do Exército do Iraque iniciaram um novo ataque ao sudeste de Mossul nesta terça-feira, e um comandante veterano disse que uma divisão blindada

Terça, 06 de Dezembro de 2016 às 10:18, por: CdB

A guerra urbana intensa freou os avanços dos Serviços de Contraterrorismo, uma unidade de elite do Exército, no leste e da Nona Divisão Blindada do Exército no sudeste da localidade

Por Redação, com Reuters - de Bagdá:

Unidades do Exército do Iraque iniciaram um novo ataque ao sudeste de Mossul nesta terça-feira, e um comandante veterano disse que uma divisão blindada está a menos de 1,5 quilômetro do rio Tigre, que atravessa o centro da cidade.

tropas.jpg
Unidades do Exército do Iraque iniciaram um novo ataque ao sudeste de Mossul

A televisão iraquiana citou o tenente-general Abdul Ameer Rasheed Yarallah, que comanda as operações. Dizendo que os soldados entraram no Hospital Salam, no bairro de Wahda. Situado no sudeste e próximo do rio.

Um coronel do Exército disse à agência inglesa de notícias Reuters que a ofensiva, apoiada por reforços recém-chegados e iniciada às 6h locais desta terça-feira. Almeja derrotar militantes do Estado Islâmico que vêm realizando contra-ataques ferozes contra o Exército no leste da cidade.

A guerra urbana intensa freou os avanços dos Serviços de Contraterrorismo, uma unidade de elite do Exército, no leste e da Nona Divisão Blindada do Exército no sudeste da localidade.

– Estamos usando uma nova tática, aumentar o número de forças em avanço. Também atacar de frentes múltiplas para tomar a iniciativa, Evitar que os combatentes do Daesh (Estado Islâmico) organizem qualquer contra-ataque – disse o coronel por telefone.

As tropas são parte de uma coalizão ocidental de 100 mil soldados do Iraque, forças de segurança. Combatentes curdos peshmerga e forças paramilitares majoritariamente xiitas que lançaram o ataque ao bastião do Estado Islâmico no Iraque sete semanas atrás.

Apoiadores

Um recém-apresentado porta-voz do Estado Islâmico pediu a simpatizantes ao redor do mundo para realizar uma nova onda de ataques. Especificando interesses diplomáticos, militares e financeiros turcos como os alvos preferidos dos militantes.

Abi al-Hassan al-Muhajer, cujo papel como porta-voz do grupo foi revelado pela primeira vez na segunda-feira. Também afirmou aos combatentes do Estado Islâmico para se manterem firmes na cidade de Tal Afar. Onde eles são ameaçados por forças iraquianas que avançam para a cidade de Mossul, o principal reduto do grupo no Iraque.

Numa mensagem online desafiadora. Muhajer descreveu as perdas militares dos Estado Islâmico neste ano como reveses. Ele disse que várias forças no Iraque e na Síria haviam fracassado na ação para derrotar os jihadistas.

Ele declarou que os apoiadores do Estado Islâmico iriam atacar “o secular e apóstata governo turco. Em cada estabelecimento de segurança, militar, econômico e de mídia. Incluindo cada embaixada e consulado representando o país em todos os países do mundo”.

– Destruam os veículos deles. Os ataquem em seus abrigos para que eles possam sentir parte da sua desgraça, e não pensem em fugir – afirmou Muhajer numa gravação de áudio veiculada online.

Ele fez um chamado para que os apoiadores do Estado Islâmico “redobrem esforços e intensifiquem as suas operações” ao redor do mundo.

Não foi possível de  imediato verificar a autenticidade da gravação.

Tags:
Edições digital e impressa