Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Explosões no maior complexo químico do mundo deixam mortos e feridos

A BASF informou que houve explosões e incêndio durante trabalho em tubulações na área portuária do complexo de Ludwigshafen

Segunda, 17 de Outubro de 2016 às 14:24, por: CdB

A BASF informou que houve explosões e incêndio durante trabalho em tubulações na área portuária do complexo de Ludwigshafen. É onde fica a sede da companhia. A instalação de Ludwigshafen, a cerca de 80 quilômetros de Frankfurt, é o maior complexo de produtos químico do mundo

 
Por Redação, com agências internacionais - de Frankfurt, Alemanha
  Um número ainda não definido de vitimas chega aos hospitais do Estado de Hessen, após a explosão em um complexo químico nos arredores de Frankfurt, na Alemanha. Ainda há desaparecidos, depois que explosões atingiram duas fábricas de produtos químicos, nesta segunda-feira. Os incidentes forçaram a empresa a parar algumas áreas de produção.
basf-incendio.jpg
Bombeiros usam embarcações na tentativa de debelar as chamas no complexo químico da Basf, na Alemanha
A BASF informou que houve uma explosão e incêndio durante trabalho em tubulações na área portuária do complexo de Ludwigshafen. É onde fica a sede da companhia. A instalação de Ludwigshafen, a cerca de 80 quilômetros de Frankfurt, é o maior complexo de produtos químico do mundo, cobrindo uma área de 10 quilômetros quadrados. Emprega 39 mil pessoas, de acordo com a Basf. Diversas pessoas ficaram feridas e algumas ainda estão desaparecidas, informou a companhia em comunicado. A Basf investiga a causa das explosões e está fechando duas unidades de craqueamento a vapor. São grandes instalações que produzem importantes insumos químicos básicos, assim como outras unidades.

Causa da explosão

A cidade de Ludwigshafen alertou moradores de áreas próximas para evitarem saírem nas ruas e para manter janelas e portas fechadas. Imagens da imprensa local mostram fogo e uma grossa coluna de fumaça preta sendo emanada da área. Fica perto de um terminal de produtos combustíveis como nafta e metanol, que são importantes matérias-primas da Basf. Separadamente, quatro pessoas ficaram feridas em uma explosão de gás da Basf em Lampertheim. A companhia afirmou que também está investigando a causa dessa explosão, que também ocorreu nesta segunda-feira. A empresa desativou a instalação de Lampertheim, que produz aditivos para plásticos. A explosão causou uma densa nuvem de fumaça preta que se elevou sobre Ludwigshafen e motivou um forte desdobramento de equipes de bombeiros e ambulâncias. O fato de Lampertheim aconteceu em uma fábrica de aditivos para plásticos e consistiu uma explosão de um filtro, por motivos por enquanto não esclarecidos. Um incidente que não provocou o vazamento de químicos perigosos à atmosfera, segundo os medidores da empresa. A Basf reconheceu que no primeiro incidente quatro trabalhadores ficaram feridos e tiveram que ser levados a um hospital próximo.
Tags:
Edições digital e impressa