Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

‘Fogo amigo’ dos EUA mata dez soldados iraquianos

O texto do Departamento de Defesa norte-americano diz que será conduzida “uma investigação abrangente para determinar os fatos ('fogo amigo')”

Sábado, 19 de Dezembro de 2015 às 16:08, por: CdB

O texto do Departamento de Defesa norte-americano diz que será conduzida “uma investigação abrangente para determinar os fatos ('fogo amigo')”

Por Redação, com Sputnik - de Bagdá
Dez soldados iraquianos foram mortos no ataque aéreo supostamente acidental, 'fogo amigo' realizado pela coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o Daesh perto da cidade de Fallujah na sexta-feira, confirmaram as autoridades iraquianas.
f5-eua.jpg
O 'fogo amigo' às forças iraquianas foi realizado por um jato F5 da Força Aérea dos EUA
O militar Maan Saad disse que nove soldados e um oficial morreram durante os ataques da coalizão dirigidos a alvos do grupo terrorista também conhecido como Estado Islâmico. Após negar imediatamente o incidente, o Pentágono admitiu que “relatos iniciais indicam a possibilidade de um dos ataques ter resultado na morte de soldados iraquianos.” O texto do Departamento de Defesa norte-americano diz que “conduziremos uma investigação abrangente para determinar os fatos ('fogo amigo'). Pelo que sabemos, não houve incidentes anteriores com fogo amigo no Iraque envolvendo a coalizão durante o curso da operação.” Segundo o centro de comando do Exército iraquiano, o ataque foi solicitado por soldados iraquianos em solo. O ataque foi executado sem uma atualização da localização das tropas terrestres e o meu tempo impediu que o apoio aéreo identificasse os soldados iraquianos.

‘Fogo amigo’

Os militares norte-americanos lideram uma coalizão internacional que conduz ofensiva aérea contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, onde o grupo militante controla grandes faixas do território. Obeidi disse, em entrevista imprensa, que o ataque ocorreu enquanto aviões de guerra da coalizão cobriam o avanço de tropas iraquianas perto de Fallujah, porque helicópteros do Exército iraquiano não estavam aptos a voar devido ao mau tempo. Carter disse ter falado com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, por telefone neste sábado para expressar suas condolências pelas mortes. Ele disse que aparentemente uma aeronave dos EUA foi a responsável pelo ‘fogo amigo’ no ataque aéreo. — Essa é a informação que tenho agora. Ele (Abadi) e eu concordamos que esse foi um evento pelo qual ambos se arrependem, e que haverá uma investigação sobre ele, mas que esse tipo de coisa acontece quando se está combatendo lado a lado — disse ele a jornalistas durante uma viagem pelo Oriente Médio.
Tags:
Edições digital e impressa