Segundo a Embratur, a cada ano, 1,7 milhão de turistas vindos da Argentina cruzam a fronteira e gastam US$ 2 bilhões em território brasileiro
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro: O mercado latino-americano é um dos mais significativos para o turismo do Rio de Janeiro. Com o objetivo de potencializar ainda mais a vinda desses turistas, a Secretaria de Turismo, TurisRio lançou a versão em espanhol do Guia Rio +3. O material, lançado em português em agosto deste ano, incentiva os visitantes a conhecerem cidades a até três horas de distância da capital. O encarte, com 98 páginas, sugere programações históricas, gastronômicas, ecológicas, culturais, com centenas de dicas para o turista que deseja conhecer o interior do estado. O material traz ainda calendários de eventos, com as principais festas populares nas regiões turísticas da Costa Verde, Agulhas Negras, Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Vale do Café.Alertas de emergências
A Secretaria de Defesa Civil lançou um serviço gratuito de SMS com alertas de emergências para os cidadãos de todo o estado. O novo sistema, que tem por objetivo prevenir acidentes e antecipar situações que ofereçam riscos à população, é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério Público Federal.
O cadastro pode ser feito pelo site www.sisemte.cbmerj.rj.gov.br. Os dados solicitados são nome completo, e-mail, CPF e RG, CEP, número do telefone e operadora.
De acordo com o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, tenente-coronel Gil Kempers, a iniciativa vai ampliar ainda mais o alcance da Defesa Civil estadual.
– O grande desafio que vivemos é a mudança no comportamento nacional para gestão de desastres. Isso significa pensar em ações de defesa civil que não sejam apenas as de resposta. Um modelo de mensagem em caso de chuvas pode ser: mudança de estágio de atenção no município de Petrópolis. Fiquem alertas! – exemplificou Kempers.
Para o superintendente operacional da Defesa Civil, coronel Marcelo Hess, a difusão de alertas e informações de emergência para a população sobre risco de desastres naturais fortalece a cultura de prevenção no Estado.
– Só um trabalho integrado interinstitucional pode efetivamente reduzir a possibilidade de danos e prejuízos e deixar a população sempre atenta – disse o coronel Hess.
A iniciativa contou com o apoio da assessoria de informática do Corpo de Bombeiros, que desenvolveu toda a parte técnica para viabilizar o envio das mensagens e da Faetec Petrópolis.