Sábado, 20 de outubro de 2012, atualizada às 11h20Horário de verão: relógios devem ser adiantados em uma hora
Da Redação
A partir da 0h deste domingo, 21 de outubro, brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins, terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013.
Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, a redução da demanda no horário de ponta, que é entre 18h e 21h, é de até 4,5%, ou seja, 2.255 megawatts (MW) e a redução no consumo de energia é da ordem de 0,5%. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo.
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação. Horário de verão deve reduzir até 4% no consumo de energia elétrica em Minas GeraisEnergia elétrica em Juiz de Fora terá investimento de mais R$ 10,7 milhõesDispositivo criado em JF pode economizar até 30% de energia durante o banhoAlém da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.
Período de vigênciaO Decreto nº 6.558 de 2008 determina que a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve começar no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.
A medida também estabelece que quando a data de término coincidir com o feriado do carnaval, o encerramento se estende ao domingo seguinte. Nesta temporada, o horário terá 119 dias, contra 133 do período anterior.