Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2025

Istambul: explosão em centro histórico deixa mortos e feridos

Uma explosão de origem desconhecida sacudiu o centro histórico de Istambul na manhã desta terça-feira, deixando pelo menos

Terça, 12 de Janeiro de 2016 às 08:46, por: CdB

 

Governo informou que pelo menos 10 pessoas morreram e 15 ficaram feridas em uma explosão de origem desconhecida na praça Sultanahmet

Por Redação, com agências internacionais - de Istambul: Uma explosão de origem desconhecida sacudiu o centro histórico de Istambul na manhã desta terça-feira, deixando pelo menos 10 mortos e 15 feridos, segundo um comunicado emitido pelo gabinete do governador de Istambul. Segundo a rede de televisão CNN, entre os feridos estariam turistas da Alemanha, pelo menos seis, e da Noruega. Ambulâncias chegaram rapidamente ao local da explosão, no distrito turístico de Sultanahmet, próximo às famosas Hagia Sophia (Basílica de Santa Sofia) e Mesquita Azul. A polícia isolou o local. – Estamos tomando medidas de precaução contra uma segunda explosão – disse um policial à agência inglesa de notícias Reuters. As autoridades turcas suspeitam que a explosão tenha sido um atentado terrorista e estão investigando o tipo de explosivos e os possíveis responsáveis. Segundo informações da televisão turca Haberturk, a explosão pode ter sido causada por um homem-bomba.
explosao.jpg
Autoridades suspeitam de ato terrorista
O chefe da Agência Federal russa de Turismo, que supervisiona a recente proibição de vender pacotes turísticos para a Turquia, Oleg Safonov, afirmou que em Istambul não há grupos organizados de turistas russos porque as indicações do presidente russo (desaconselhando viagens à Turquia) foram observadas. Na zona da explosão as autoridades bloquearam as comunicações celulares e a Internet. Foi limitado o acesso de jornalistas ao local. Não há possibilidade de realizar transmissões a partir do local do atentado. As autoridades turcas proibiram à mídia nacional publicar informações sobre este atentado. A proibição aplica-se a todos os tipos de notícias, entrevistas, publicações analíticas na imprensa, rádio, redes sociais e na Internet. A decisão entra em vigor imediatamente, toda a mídia turca está a par desta decisão. Na Turquia já houve casos de proibir publicações de fotos e vídeos ligados a atentados, para proteger a investigação ou por razões éticas. A última vez que tal proibição esteve em vigor foi em outubro de 2015, quando teve lugar um atentado em Ancara que resultou em 103 mortos. Representantes das forças de segurança turcas consideram que o atentado em Istambul podia ter sido organizado por militantes do EI.

Homem-bomba sírio

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que o atentado de hoje no centro de Istambul foi cometido por um homem-bomba sírio.

 – Condeno o atentado em Istambul que é considerado um ataque de um homem-bomba de origem síria. Infelizmente, temos 10 mortos, inclusive estrangeiros e cidadãos turcos…Também 15 foram feridos – Erdogan disse durante o almoço com diferentes embaixadores em Ancara, informa a televisão turca.
Antes, representantes da polícia turca afirmaram que, por atrás do ataque na praça central em Istambul teriam estado militantes do EI, informou o jornal Hurriyet nesta terça-feira.
De acordo com o jornal, a polícia acredita em que o Estado Islâmico esteve envolvido no atentado porque foi cometido na zona turística da cidade e voltado contra os civis. Segundo as informações mais recentes das autoridades de Istambul, em resultado da explosão foram mortas 10 pessoas e 15 ficaram feridas. O vice-premiê turco Numan Kurtulmus disse que a identidade do homem-bomba que cometeu o atentado na praça central de Istambul já foi determinada.

– Está provado que a explosão foi obra de um terrorista suicida de origem síria, nascido em 1988. No local do incidente foram encontrados fragmentos do seu corpo – disse o político turco no canal televisivo CNN Turk.

Segundo ele, a maioria dos que morreram na praça Sultanahmet eram estrangeiros. Dois feridos estão em estado grave.

Estado Islâmico

É alta a probabilidade de militantes do Estado Islâmico serem os responsáveis por uma explosão no bairro histórico de Sultanahmet, em Istambul, que matou ao menos 10 pessoas nesta terça-feira, disseram à Reuters duas autoridades do setor de segurança da Turquia. O ataque num ponto turístico de uma das cidades mais visitadas do mundo ocorre num momento em que a Turquia participa da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque, ao mesmo tempo em que enfrenta militantes curdos no sul do país.

Brasil condena atentado

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira nota em que o governo brasileiro manifesta sua “profunda consternação” com o atentado que matou pelo menos dez pessoas, na manhã desta terça-feira, em Istambul, na Turquia, e reitera “seu mais firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo”. – Não há, até o momento, registro de vítimas brasileiras. O Consulado do Brasil em Istambul acompanha a situação de perto, com vistas a prestar o apoio cabível aos brasileiros que se encontrem naquela cidade – diz a nota do Itamaraty. A forte explosão ocorreu às 10h18 (horário local, 6h18 em Brasília) no antigo hipódromo, perto da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, os dois monumentos mais visitados na maior cidade do país.  
Tags:
Edições digital e impressa