Natal: polícia investiga desvios de recursos em obras de estádio da Copa

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Junho de 2017 às 09:50, por: CdB

Cerca de 80 policiais cumpriram 33 mandados judiciais, sendo cinco  de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão

Por Redação, com ABr e Reuters  - de Brasília:

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Manus para investigar atos de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte. O superfaturamento identificado chega a R$ 77 milhões.

estadio.jpg
PF investiga desvios de recursos em obras de estádio da Copa em Natal

De acordo com a PF, a investigação foi aberta. Após a análise das provas colhidas em várias etapas da Operação Lava Jato “Que apontavam solicitação e o efetivo recebimento de vantagens indevidas por dois ex-parlamentares. Cujas atuações políticas favoreceriam duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio”.

Fraude 

– A partir das delações premiadas em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. E por meio de afastamento de sigilos fiscal, bancário e telefônico dos envolvidos. Foram identificados diversos valores recebidos como doação eleitoral oficial. Entre os anos de 2012 e 2014. Que, na verdade, consistiram em pagamento de propina. Identificou-se também que os valores supostamente doados para a campanha eleitoral em 2014 de um dos investigados. Foram desviados em benefício pessoal – diz a nota da PF.

Cerca de 80 policiais cumpriram 33 mandados judiciais. Sendo cinco  de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraná.

O nome da operação faz referência ao provérbio latino Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat, que significa “uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra”.

Seleção brasileira

Depois de uma série de vitórias que levou o Brasil ao topo do ranking da Fifa e à classificação antecipada para a Copa do Mundo de 2018. A seleção voltou a ser muito respeitada na Europa e motivo de conversas entre jogadores e preocupação dos adversários. Segundo o ala Rafinha, que atua na Alemanha.

O jogador do Bayern de Munique, que chegou a ser assediado pelos alemães para naturalização. Revelou que após ter que dar explicações sobre o inesquecível 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa de 2014. Agora, os europeus o abordam com curiosidade sobre a volta por cima do Brasil.

– O que aconteceu foi um acidente e acontece uma vez na vida. Todos sabem que o Brasil está de cara nova, resgatou a alegria, o bom futebol – disse ele a jornalistas na segunda-feira na Austrália. Onde o Brasil se prepara para amistosos contra a Argentina e a Austrália.

Segundo Rafinha, os europeus demonstram uma preocupação com o momento vivido pela seleção brasileira sob o comando de Tite.

– O respeito sempre houve, mas agora está mais forte, ainda mais agora depois de tantas conquistas. Isso é comentado no meu time, no Bayern, e os jogadores de várias seleções do mundo sabem que o Brasil está de volta – analisou ele.

A seleção brasileira ainda não está completa na Austrália e na sexta-feira enfrenta a rival Argentina, em Melbourne.

– Acho que as duas seleções querem jogar bem, e Brasil e Argentina é um clássico e todo mundo quer jogar bem... estamos trabalhando forte. É amistoso, mas em campo é jogo e todo mundo quer ganhar – finalizou.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo