Paracetamol está entre os medicamentos mais usados por crianças

Arquivado em:
Publicado Sexta, 29 de Janeiro de 2016 às 07:52, por: CdB

 

A pesquisa destaca também o uso expressivo do nimesulida e diclofenaco em crianças com menos de um ano de idade

Por Redação, com agências - de Brasília:   Estudo publicado no Jornal de Pediatria mostra alta prevalência do consumo de medicamentos na população infantil. Os mais consumidos foram paracetamol, amoxicilina, dipirona e ibuprofeno.

A pesquisa foi realizada com 672 crianças de zero a 14 anos residentes em áreas urbanas do Vale do Jequitinhonha, situada na região norte de Minas Gerais. A prevalência do consumo de medicamentos foi de 56,57%.Conforme informado pelas mães, 69,42% dos medicamentos consumidos haviam sido indicados por médicos e 30,57% por decisão delas próprias.

Entre os medicamentos mais utilizados estiveram os analgésicos/antitérmicos, descongestionantes, xaropes iodados, expectorantes e mucolíticos. “Os analgésicos/antitérmicos são frequentemente utilizados em crianças, provavelmente devido ao fato de a febre ser uma manifestação comum, bem como devido à banalização do emprego dessa categoria de medicamentos pela venda livre.

crianca-2.jpg
Os mais consumidos foram paracetamol, amoxicilina, dipirona e ibuprofeno

Embora medicamentos como paracetamol e dipirona sejam analgésicos e antipiréticos relativamente seguros para uso em crianças, respeitando as doses adequadas, o uso crônico e abusivo deve ser coibido”, explica a pesquisa intitulada “Uso de medicamentos entre crianças de 0‐14 anos: estudo de base populacional.

A pesquisa destaca também o uso expressivo do nimesulida e diclofenaco em crianças com menos de um ano de idade, faixa etária para a qual o medicamento é contraindicado. Ainda foi observado alto percentual (74,9%) de uso de plantas medicinais e de antibióticos.

 
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo