Rio de Janeiro, 17 de Dezembro de 2025

Pedágio na BR 101 entre Rio e ES sofre reajuste

A partir desta terça-feira, o valor do pedágio na BR 101, no trecho que atravessa o Estado do Rio de Janeiro, da divisa

Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 às 10:58, por: CdB

 

O objetivo da revisão, segundo a ANTT, consiste em manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro:   A partir desta terça-feira, o valor do pedágio na BR 101, no trecho que atravessa o Estado do Rio de Janeiro, da divisa com o Espírito Santo ao acesso à Ponte Rio-Niterói, ficará mais caro. O reajuste na tarifa do contrato da concessionária Autopista Fluminense foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
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A resolução com a nova tabela de preços foi publicada no Diário Oficial da União
O valor da Tarifa Básica de Pedágio, para automóvel, caminhonete e furgão, passa de R$ 3,80 para R$ 4,50 nas praças de pedágio em Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Rio Bonito e São Gonçalo. O objetivo da revisão, segundo a ANTT, consiste em manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e atender à Lei dos Caminhoneiros (13.103/2015). A alteração foi calculada a partir da combinação de três itens previstos em contrato: reajuste (considerando a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA), revisão (visa a recompor o equilíbrio econômico-financeiro) e arredondamento (prevê que as tarifas devem ser múltiplas de R$ 0,10). A publicação da Lei dos Caminhoneiros, em março de 2015, trouxe dois impactos para o mercado regulador de rodovias, conforme a ANTT. “Segundo a norma, se o caminhão estiver vazio e com eixo suspenso, não se cobra o pedágio. Até a edição da lei, as concessionárias podiam cobrar pedágio por eixo suspenso. Além disso, a lei aumenta a tolerância de peso por eixo, o que pode trazer um desgaste maior no pavimento”, informou a agência, explicando que ambas as alterações resultaram no pedido de reequilíbrio do contrato pelas concessionárias. Com 320 quilômetros de extensão, a BR-101/RJ foi concedida para iniciativa privada em 18 de fevereiro de 2008, pelo período de 25 anos, com previsão de investimentos de R$ 2,3 bilhões. A licitação fez parte da 2ª etapa do programa de concessões rodoviárias. A resolução com a nova tabela de preços foi publicada no Diário Oficial da União.
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