De acordo com a PM, a corregedoria interna da corporação abriu um inquérito para apurar o fato.
Debates sobre drogas
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) promoveu debate na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro, em torno da política pública sobre drogas e segurança pública. A mesa contou com representantes da sociedade civil, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química e da Coordenação de Saúde Mental do município do Rio, e com também com a participação de dois convidados de Portugal, país onde o secretário José Mariano Beltrame participou de reuniões sobre a descriminalização das drogas, em junho deste ano.
– Nós já fizemos o convênio com a Secretaria de Dependência Química para a capacitação de 400 policiais, para que eles possam dar uma orientação técnica para famílias que queiram encaminhar parentes ao processo de recuperação. Somos nós, Estado e Município, que estamos próximos, que temos que apoiar essas pessoas – disse o secretário Beltrame sobre a parceria firmada mês passado, que formará supervisores, sargentos e comandantes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) até agosto de 2016.
Os debates dão prosseguimento à Semana de Convivência e Segurança Cidadã, que começou na última quinta-feira, na Cidade da Polícia Civil, propondo a reafirmação da integração entre as Polícias Civis e Militar. Ainda nesta segunda-feira, na sequência do encontro, outro grupo de profissionais de segurança debateu o tema “Políticas Públicas Integradas para Atenção ao Usuário”, com a participação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Nesta terça-feira, na ACRJ, haverá reunião do Conselho de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Consperj). “O Rio é pioneiro na criação de um Conselho de Segurança Pública. Nós podemos fazer com que ele cresça e participe efetivamente das políticas de segurança”, disse o secretário Beltrame durante a abertura da Semana de Convivência e Segurança Cidadã. Por fim, a Companhia Independente de Músicos da Polícia Militar e o Coral da Polícia Civil se apresentarão, no Theatro Municipal, para encerrar as atividades, nesta quarta-feira.
Até a próxima quarta, os policiais poderão visitar os locais franqueados para a Semana de Convivência. Os convites foram sorteados pelas Polícias Civil e Militar, com apoio da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Seseg, organizadora do evento. Cada policial tem direito a quatro convites para que seus familiares também participem. As portas do Zoológico, em São Cristóvão, estarão abertas, durante o período de realização da Semana, para todos os policiais interessados em visitar o Zoo. Bastará apresentar sua identificação, junto ao guarda da guarita, para entrar. No Jardim Botânico, os policiais, em grupos de 30 pessoas por dia, poderão participar de trilhas, sempre entre 9h e 13h.
A Semana de Convivência Cidadã começou com uma cerimônia inter–religiosa em homenagem aos policiais vitimados em serviço e a apresentação da Companhia Teatral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.