No Procon Online e no Meu Procon-RJ, o consumidor registra a reclamação 24 horas por dia, inclusive anexando fotos tiradas por seu celular ou tablet para justificar sua queixa
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:
O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Governo, iniciou a operação Esquentando os Tamborins. A ação, que tem como objetivo fiscalizar casas comerciais por onde devem passar grandes grupos de foliões, começou no início da semana passada e já autuou 13 de um total de 26 quiosques localizados nos calçadões da Barra, Recreio, Leblon, Ipanema e Copacabana. A operação será realizada até a véspera do Carnaval.
– Sempre realizamos ações com foco no Carnaval. Este ano, estamos fiscalizando estabelecimentos comerciais de interesse dos foliões nas regiões em que vão circular os maiores blocos de rua. Os fiscais têm encontrando bem menos produtos impróprios do que nos anos anteriores. O que mostra que o trabalho está apresentando um bom resultado – afirmou José Geraldo Machado Júnior, presidente do Procon-RJ.
Além de alimentos vencidos, mal acondicionados ou sem especificações de prazo de validade. Os fiscais também identificaram as seguintes irregularidades. Certificado de dedetização vencido e ausências de livro de reclamações e do certificado de potabilidade da água.
Serviços
Durante todo o ano, nos postos, pelo site www.procononline.rj.gov.br ou aplicativo. O consumidor pode abrir reclamações contra empresas por problemas com produtos ou serviços. O telefone 151 é usado exclusivamente para fazer denúncias e tirar dúvidas. E recebe ligações de telefones fixos.
No Procon Online e no Meu Procon-RJ, o consumidor registra a reclamação 24 horas por dia, inclusive anexando fotos tiradas por seu celular ou tablet para justificar sua queixa.
Leblon
O Procon fiscalizou estabelecimentos do Leblon nas Ruas Dias Ferreira e Aristides Espínola. Quatro dos sete estabelecimentos fiscalizados foram autuados e cerca de 8kg de produtos impróprios ao consumo foram descartados.
No Belmonte, localizado na Rua Dias Ferreira, 521, os fiscais encontraram 1kg queijo coalho e 12 empadas de palmito sem especificação de validade. O restaurante Celeiro, localizado no número 199 da mesma rua, armazenava 400g ovos cozidos, 2kg e 200g de berinjela assada e 2kg de salada de uva sem especificação de prazo de vencimento.
No Galeto do Leblon, na Rua Aristides Espinola, 121, foram encontrados 200g de calabresa vencida e havia alimentos armazenados junto de roupas e lixo. Além disso, não foi apresentado aos fiscais o Certificado do Corpo de Bombeiros e a lixeira da cozinha não tinha pedal. Os fiscais deram o prazo de 30 dias para regularizar todos os problemas.
O supermercado Zona Sul, localizado na Rua Dias Ferreira, 320, foi autuado por armazenar 1kg e 100g de roastbeef e 1kg e 500g de presunto vencidos mais 1kg de lombo com ervas sem especificação de validade.
Os estabelecimentos Sushi Leblon (Rua dias Ferreira, 256); Quadrucci (Rua Dias Ferreira, 233) e La Mole (Rua Dias Ferreira, 147) não apresentaram irregularidades.