Obras de arte do século XVII, a Era de Ouro da Holanda, roubados há quase uma década do Museu Westfries, estão sendo vendidas por uma milícia nacionalista ucraniana
Por Luciana Rangel - de Berlim
A Organização dos Ucranianos Nacionalistas - de tendência nazista - quer inicialmente a quantia de 50 milhões de euros pelas obras de arte. A milícia, de tendência nazista, visa subsidiar suas atividades com a venda ilegal de obras de arte.
Pinturas roubadas por milícia neonazista são avaliadas em milhões de euros
Milhões de euros
Segundo os especialistas, os quadros valem 1,3 milhões de euros. No dia 10 de janeiro de 2005, 24 pinturas e setenta peças de prata foram roubadas do Museu Westfries, situado em Hoorn, uma pequena cidade a 50 quilômetros de Amsterdam.
[video width="1280" height="720" mp4="http://correiodobrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/12/20151208-081-brazilian.mp4"][/video]
A Organização dos Nacionalistas Ucranianos ou OUN é um partido político nacionalista fundado em 1929 por exilados ucranianos, na cidade de Viena. Em 1942, foi criado o braço armado da OUN, o Exército Insurgente da Ucrânia (UPA).
Milícia nazista
A União Europeia e os Estados Unidos, que têm apoiado e financiado, por anos, todas as milícias neonazistas e outras facções extremistas radicais na Europa Oriental, deram a ordem para que esses novos fascistas evitem acenar a suástica, associada com a Alemanha nazista de Adolf Hitler, em suas marchas ou outras manifestações.
Sem dúvida, essa seria uma maneira mais discreta de serem vistos em público; mas, seria o melhor jeito de evitar comprometer os EUA e a União Europeia por causa da aliança secreta que os vincula a esses grupos (agentes de inteligência e infiltração subversiva dentro o Novo Gladio).
Assim, a imprensa ocidental pode apresentá-los hoje como lutadores pela democracia em face da "invasão russa". No entanto, seus métodos, ideologia e as ações são uma continuação das mesmas práticas nazistas em 1933-1939.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.