Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Rio promove seminário sobre esporotricose

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, em parceria com a ONG World Animal Protection, realizou, o I Workshop de Esporotricose e Tratamento Ético. Este ano, o Rio de Janeiro enfrentou uma epidemia da doença.

Quarta, 09 de Dezembro de 2015 às 09:37, por: CdB

Por Redação, com agências - do Rio de Janeiro: A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, em parceria com a ONG World Animal Protection, realizou, nesta quarta-feira, o I Workshop de Esporotricose e Tratamento Ético.  Este ano, o Rio de Janeiro enfrentou uma epidemia de esporotricose, doença causada por fungo e caracterizada por lesões na pele, e que afeta principalmente gatos, podendo ser transmitida para seres humanos. Especialistas como o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB-RJ, Reynaldo Velloso discutiram o tema e as formas de controlar a doença de forma ética, humanitária e sustentável, o evento foi aberto a todas as pessoas que buscam  informações atualizadas e práticas de como diagnosticar, prevenir e tratar a esporotricose. O público teve oportunidade de tirar dúvidas e discutir estratégias de prevenção e controle. Segundo a prefeitura do Rio, nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 824 casos de animais infectados. A esporotricose, também conhecida como doença do jardineiro, é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que é encontrado na vegetação. A contaminação ocorre quando o fungo entra em contato com uma ferida ou corte na pele durante a manipulação de plantas, terra, palha e madeira com farpas. O gato infectado, ou qualquer outro bicho, pode transmitir a doença para o ser humano por meio de arranhões e mordidas.

rio6.jpg
A esporotricose, também conhecida como doença do jardineiro, é causada pelo fungo Sporothrix schenckii
 

Consulta

Para marcar consulta é preciso agendar um horário pelo telefone 1746. Caso a lesão seja observada na pele de uma pessoa, é necessário ir a uma unidade municipal de saúde.
Tags:
Edições digital e impressa