Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Segurança Presente realiza cerca de 500 prisões em flagrante no Rio

Em pouco mais de um ano de atividades, as operações Segurança Presente, que atuam nos bairros do Méier, Lagoa e Aterro, efetuaram 307 prisões em flagrante de roubos e furtos

Quarta, 25 de Janeiro de 2017 às 12:09, por: CdB

O intenso comércio de rua, uma característica do bairro do Méier, faz com que a região seja uma das que mais registra casos de pequenos furtos a estabelecimentos comerciais

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

Em pouco mais de um ano de atividades, as operações Segurança Presente, que atuam nos bairros do Méier, Lagoa e Aterro, efetuaram 307 prisões em flagrante de roubos e furtos. Somadas às 173 ações do Centro Presente, que tem apenas seis meses de existência, os agentes já efetuaram 480 flagrantes, o que significa mais de um flagrante por dia.

seguranca-1.jpg
Operações reforçam policiamento em quatro bairros cariocas

O intenso comércio de rua, uma característica do bairro do Méier, faz com que a região seja uma das que mais registra casos de pequenos furtos a estabelecimentos comerciais.

– Temos conseguido um bom resultado. Para se ter uma ideia, em uma semana. Chegamos a devolver aos comerciantes mercadorias, que, somados os valores, chegavam a cerca de R$ 7 mil – disse o capitão Rafael Andrade, coordenador do Méier Presente.

Segundo o capitão Rafael, há todo tipo de mercadoria. Protetor solar, desodorante, doces e balas, produtos que serão revendidos de modo informal.

– Algumas lojas registram pelas câmeras de segurança as pessoas escondendo os produtos nas roupas. Há casos de mulheres que entram nas lojas com grandes bolsas para furtar objetos. Como brinquedos e bijuterias. Chamamos de crimes silenciosos, pois não há violência e só depois os comerciantes dão conta de que foram furtados – contou o coordenador do Méier.

Para evitar que a pessoa tente escapar do flagrante, alegando constrangimento. Por exemplo, todas as abordagens são filmadas, dando mais credibilidade e transparência às ações. Além disso, as equipes são monitoradas por GPS. Moradores e comerciantes que presenciam as prisões de criminosos sempre apoiam e agradecem pelo trabalho dos agentes.

Parceria

A Segurança Presente é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio-RJ e foi inspirada na Operação Lapa Presente, em ação há três anos.

A operação tem equipes formadas por PMs da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados: Secretaria de Assistência Social; PM; Polícia Civil; Comando Militar do Leste. Guarda Municipal; secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social e de Conservação; e Comlurb.

Tags:
Edições digital e impressa