Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Trens da Supervia facilitam passeios com bicicletas no período de férias

Os meses de férias são ideais para aproveitar um dos serviços oferecidos pela SuperVia: a integração Trem mais Bicicleta, que permite o embarque com bicicletas nos trens urbanos

Quinta, 12 de Janeiro de 2017 às 12:47, por: CdB

Quem não vai andar de trem também pode deixar sua bicicleta estacionada em um bicicletário da SuperVia. É só pagar a taxa de serviço de R$ 1 e guardar a bike com total segurança

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

Os meses de férias são ideais para aproveitar um dos serviços oferecidos pela SuperVia: a integração Trem mais Bicicleta, que permite o embarque com bicicletas nos trens urbanos. O acesso com bikes pode ser feito nos fins de semana e feriados, durante o dia todo, e nos dias úteis, após as 21h. Entre dezembro de 2016 e 9 de janeiro, já foram registrados mais de 1,3 mil acessos no sistema ferroviário permitindo aos moradores das Zonas Norte e Oeste do Rio e na Baixada Fluminense a conexão até pontos turísticos, como a renovada Praça Mauá, no Centro do Rio, ou as praias na Zona Sul.

rio-5.jpg
Os meses de férias são ideais para aproveitar um dos serviços oferecidos pela SuperVia: a integração Trem mais Bicicleta

Para os passeios que não comportam o uso da “magrela”, o uso dos bicicletários ajuda nas etapas da viagem. As estações Engenheiro Pedreira e Japeri (ramal Japeri), Saracuruna (ramal Saracuruna), e Bangu, Realengo e Santa Cruz (ramal Santa Cruz) oferecem 4 mil vagas de estacionamento para as bicicletas, e os passageiros dos trens podem usá-las sem pagar nada pelo serviço.

Quem não vai andar de trem também pode deixar sua bicicleta estacionada em um bicicletário da SuperVia. É só pagar a taxa de serviço de R$ 1 e guardar a bike com total segurança. Os espaços são equipados com bebedouros, oficina para pequenos reparos e bombas de ar para calibragem de pneus. Os passageiros podem acessar o site da concessionária (www.supervia.com.br) para mais informações sobre os horários de funcionamento das instalações e cadastro.

UPPs

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) da Rocinha, Fé/Sereno, Providência e Batan promovem colônias de férias gratuitas durante este mês, com o objetivo de promover a integração entre polícia e comunidade. Divididos em grupos, os jovens, entre 6 e 14 anos, realizam atividades educativas, culturais e recreativas, além de passeios monitorados pelos policiais militares. No último ano, 7.738 crianças, adolescentes, adultos e idosos foram beneficiados. Atualmente, 142 PMs desenvolvem 124 projetos.

– Os policiais que atuam nestes programas são voluntários. Eles fazem por amor e carinho. Isso é um diferencial para essas crianças e adolescentes. Ocupar a mente e ir além é o nosso lema – disse a assessora de Polícia de Proximidade, major Bianca da Silva.

Na UPP da Rocinha, a programação acontece até sexta-feira e levará 30 crianças ao Museu Aeroespacial, Planetário da Gávea, Forte de Copacabana, Museu da Marinha, sede do Bope e Museu da Polícia. Estão previstas visitas também ao AquaRio, Corcovado e Pão de Açúcar. A UPP do Borel levará 140 crianças ao parque aquático Rio Water Planet.

A colônia de férias Amiguinhos da Paz, organizada pela UPP Fé/Sereno, acontece na sede da unidade entre 16 e 20 deste mês, com atividades e lanches para 50 crianças da comunidade. No dia 18, haverá curso de Stand Up Paddle, passeio de caiaque e trilha na Praia Vermelha; no dia 19, cinema; e em 20 de janeiro, passeio em parque de diversão.

Até o dia 20, a UPP da Providência promove passeios para a Praia Vermelha e cachoeiras do Horto. Na UPP Batan, as crianças visitaram o Jardim Botânico e participam de oficinas de cozinha. As atividades gastronômicas serão realizadas na própria UPP para 30 crianças até sexta-feira. O projeto conta com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dodô da Portela.

Tags:
Edições digital e impressa