Angela Merkel pede moderação no Oriente Médio

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 10 de maio de 2018 as 12:33, por: CdB

Israel disse ter atacado quase toda infraestrutura militar do Irã na Síria depois que forças iranianas dispararam mísseis contra território controlado por Israel pela primeira vez

Por Redação, com Reuters – de Berlim :

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, pediram que Israel e o Irã sejam moderados para evitar uma nova escalada da tensão no Oriente Médio.

Presidente francês, Emmanuel Macron, e chanceler alemã, Angela Merkel

Israel disse ter atacado quase toda infraestrutura militar do Irã na Síria depois; que forças iranianas dispararam mísseis contra território controlado por Israel pela primeira vez.

Ao elogiar Macron em um discurso pelo fato de o líder francês; que recebeu o Prêmio Carlos Magno, ter fortalecido a integração europeia; Merkel disse em referência ao Irã e a Israel: “Sabemos que esta é uma situação extremamente complicada”.

– As escaladas das últimas horas nos mostram que realmente se trata de guerra e paz. E só posso pedir aos dois lados que sejam moderados aqui – disse a chanceler.

Ela e Macron debateram os ataques iranianos com mísseis contra posições israelenses; e a reação de Israel durante uma reunião pouco depois da cerimônia, disse um porta-voz de Berlim.

– Eles pediram prudência e apaziguamento na região – acrescentou o porta-voz.

Os temores

Os temores de um conflito regional foram atiçados pelo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; na terça-feira,sobre a retirada de seu país do acordo nuclear de 2015 entre o Irã e potências mundiais.

O governo Trump retratou sua posição contra o acordo como uma resposta; em parte, às intervenções militares de Teerã na região; endossando a postura rígida do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, diante do Irã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *