EUA estão organizando Cúpula das Américas 'limitada e exclusiva', denuncia Cuba

Arquivado em:
Publicado Sábado, 14 de Maio de 2022 às 07:29, por: CdB

Os EUA preparam uma Cúpula das Américas "limitada e exclusiva", afirmou na sexta-feira Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores de Cuba. A Cúpula das Américas é realizada desde 1994, com a participação de todos os países da região.

Por Redação, com Sputnik - de Washington

Altos responsáveis de Cuba, mas também da Argentina, Bolívia, Honduras e do México têm contestado a exclusão de Havana da Cúpula das Américas.

eua.jpg
runo Rodríguez, ministro das Relações Exteriores de Cuba

Os EUA preparam uma Cúpula das Américas "limitada e exclusiva", afirmou na sexta-feira Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores de Cuba.

Em 25 de abril, Rodríguez chamou de "grave retrocesso" a tentativa dos EUA de excluírem Cuba, Nicarágua e a Venezuela da Cúpula das Américas por questões políticas.

Cúpula

Em 29 de abril, Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, falou por telefone com Joe Biden, seu homólogo dos EUA, instando-o a não excluir nenhum país do encontro. Na terça-feira Obrador prometeu não participar da cúpula a não ser que todos os países das Américas participassem e que, se isso não fosse cumprido, seu lugar seria tomado por Marcelo Ebrard, chanceler mexicano.

Alberto Fernández, Luis Arce e Xiomara Castro, presidentes da Argentina, Bolívia e Honduras, respetivamente, também se expressaram a favor de incluir todos os países na Cúpula das Américas.

A Cúpula das Américas é realizada desde 1994, com a participação de todos os países da região, para discutir temas de importância local, e a nona edição será realizada em Los Angeles, Califórnia, EUA.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo