Google lança campanha contra PL das Fake News

Arquivado em:
Publicado Sábado, 26 de Março de 2022 às 14:58, por: CdB

Na avaliação de especialistas ouvidos pela reportagem do Correio do Brasil, no entanto, “se o Google está contra é que o projeto é bom”, disse um proeminente analista do setor, em caráter reservado.

Por Redação - do Rio de Janeiro
O gigante da internet Google, em uma ação inesperada, distribuiu a todos os seus clientes, neste sábado, uma mensagem de alerta contra o Projeto de Lei das Fake News. No e-mail, a empresa se posiciona de forma crítica ao texto em votação no Parlamento brasileiro. Na avaliação de especialistas ouvidos pela reportagem do Correio do Brasil, no entanto, “se o Google está contra é que o projeto é bom”, disse um proeminente analista do setor, em caráter reservado.
google.jpg
De forma inesperada, o Google, uma empresa norte-americana, opina sobre um Projeto de Lei em discussão no Parlamento brasileiro
“Desde 2020, o Congresso Brasileiro discute o Projeto de Lei 2630/2020, que também ficou conhecido como o Projeto de Lei das Fake News e que foi criado com o objetivo de combater a desinformação. Reconhecemos a importância de debater soluções para esse problema, mas nos preocupa que o Congresso esteja fazendo isso sem considerar as consequências negativas e indesejadas que o projeto de lei pode trazer”, afirma a mensagem. “Do jeito que está hoje, o PL 2630 pode facilitar a ação de pessoas que querem disseminar desinformação, pode tornar mais difĩcil que veículos de comunicação de todo o país alcancem seus leitores e pode tornar nossos produtos e serviços menos úteis e menos seguros para os milhões de brasileiros e empresas que os usam todos os dias.

Negócios

“A publicidade digital tem sido fundamental para o desenvolvimento da web aberta, permitindo que as pessoas acessem informações sem custo, que os veículos de comunicação possam monetizar seus conteúdos, que anunciantes se conectem a potenciais consumidores e permitindo a existência de produtos gratuitos como a própria Busca, o Gmail, o Google Maps, entre outros. O PL 2630, contudo, pode limitar a capacidade das empresas brasileiras de usarem a internet para alavancar seus negócios. “Se o texto atual do projeto de lei for aprovado, milhares de pequenas e médias empresas no Brasil – muitas delas ainda se recuperando da crise causada pela pandemia – terão dificuldades em aumentar suas vendas com a ajuda da publicidade on-line. Isso porque o projeto de lei impede as plataformas de publicidade de usar informações coletadas com o consentimento dos usuários para conectar empresas com potenciais consumidores. Dessa maneira, os anúncios digitais podem gerar menos vendas e as empresas pequenas terão de investir mais para alcançar o mesmo número de clientes, ou seja, ficará mais difícil para elas prosperarem. “Não nos opomos ao objetivo proposto pelo projeto de lei, de combater a desinformação, mas, da forma como o texto está agora, ele não vai alcançar essa meta. Acreditamos que a luta contra a desinformação será mais efetiva por meio do diálogo e de compromissos conjuntos entre governo, empresas e sociedade civil”, conclui o texto.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo