IBGE: setor varejista leva mais um tombo inesperado

Arquivado em:
Publicado Quarta, 08 de Dezembro de 2021 às 12:42, por: CdB

Trata-se da terceira queda consecutiva do indicador, que acumula no trimestre uma perda de 1,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento também recuou 7,1% na comparação com outubro de 2020.

Por Redação - do Rio de Janeiro
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro recuou 0,1% na passagem de setembro para outubro deste ano, na contramão daqueles economistas que esperavam ainda que fosse uma leve recuperação do setor.
varejo.jpg
Os consumidores estão cada vez mais deprimidos, diante da crise econômica mais prolongada em mais de uma década
Trata-se da terceira queda consecutiva do indicador, que acumula no trimestre uma perda de 1,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento também recuou 7,1% na comparação com outubro de 2020. No acumulado do ano e em 12 meses, o comércio varejista apresenta altas de 2,6%.

Em queda

Na passagem de setembro para outubro, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram queda no volume de vendas: livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,3%), supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%). Na outra ponta, três atividades apresentaram alta: tecidos, vestuário e calçados (0,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%).
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo