Japão fornece equipamento de defesa às Filipinas em meio a tensões com Pequim

Arquivado em:
Publicado Quarta, 05 de Maio de 2021 às 07:37, por: CdB

O equipamento disponibilizado a Manila (lanchas, martelos pneumáticos e sonares, que também podem ter uso civil) é utilizado pelas Forças de Autodefesa japonesas, sendo esta a primeira vez que o Japão fornece tal equipamento a uma força armada estrangeira, através de sua assistência de desenvolvimento oficial, segundo o South China Morning Post.

Por Redação, com Sputnik - de Tóquio
De acordo com funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Tóquio vai fornecer equipamento para mitigação de desastres às forças filipinas.
japao.jpg
Japão fornece equipamento de defesa às Filipinas em meio a tensões com China
O equipamento disponibilizado a Manila (lanchas, martelos pneumáticos e sonares, que também podem ter uso civil) é utilizado pelas Forças de Autodefesa japonesas, sendo esta a primeira vez que o Japão fornece tal equipamento a uma força armada estrangeira, através de sua assistência de desenvolvimento oficial, segundo o South China Morning Post. Esta entrega tem o objetivo de fortalecer as relações entre o Japão e as Filipinas, uma vez que os dois países estão enfrentando ações de Pequim no mar do Sul da China e no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste). Os laços de defesa mais estreitos entre Tóquio e Manila seriam parte de um acordo de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 544,5 milhões) assinado em agosto do ano passado, que permite à Mitsubishi Electric Corp exportar um sistema de radar aéreo para as Forças Armadas das Filipinas.

Força de Autodefesa do Japão

Depois que a exportação for concluída, oficiais da Força de Autodefesa do Japão serão enviados para treinar as unidades das forças filipinas em seu uso, disse o ministério, citado pela mídia chinesa. Assim como Manila, Tóquio tem interesse em ter relações mais fortes com outras nações asiáticas ante a disputa territorial no mar do Sul da China com Pequim, uma vez que a nação nipônica também tem suas reinvindicações territoriais na região.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo