Papa Francisco completa 85 anos e pede acesso universal a vacinas

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 17 de dezembro de 2021 as 12:20, por: CdB

Em encontro com novos embaixadores no Vaticano, o líder da Igreja Católica afirmou que é “importante que a comunidade internacional intensifique os esforços de cooperação para que as pessoas tenham acesso rápido” aos imunizantes.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

O papa Francisco completou 85 anos de idade nesta sexta-feira e aproveitou a ocasião para cobrar novamente acesso universal às vacinas contra a covid-19.

Papa Francisco completou 85 anos

Em encontro com novos embaixadores no Vaticano, o líder da Igreja Católica afirmou que é “importante que a comunidade internacional intensifique os esforços de cooperação para que as pessoas tenham acesso rápido” aos imunizantes.

– Não é uma questão de conveniência ou de cortesia, mas de justiça – declarou o papa, acrescentando que a pandemia continua “causando dor e sofrimento”.

De acordo com o portal Our World in Data, 47% da população global está completamente vacinada contra a covid-19, porém esse índice é de apenas 8,3% na África.

– Enquanto a pandemia mostrou o melhor da humanidade em termos de atos individuais e coletivos de generosidade e sacrifício, é preciso fazer mais em nível institucional e intergovernamental – acrescentou Francisco, ressaltando que sua esperança é de que a comunidade internacional perceba que “somos uma única família humana”.

Parabéns

Completando 85 anos nesta sexta, Jorge Bergoglio recebeu mensagens de felicitações de políticos italianos e mundiais, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Santidade, peço que aceite minhas cordiais congratulações por ocasião do seu 85º aniversário. Toda a sua vida foi dedicada à promoção de altos valores espirituais e morais”, diz um telegrama enviado pelo líder russo ao papa.

– É difícil superestimar sua contribuição pessoal para o desenvolvimento das relações entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana e para o reforço dos laços russo-vaticanos – acrescenta Putin.

Já o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, escreveu uma mensagem no Twitter e disse que Francisco é um “extraordinário pontífice que sabe falar ao mundo inteiro com sua mensagem universal de irmandade e paz”. “Roma está orgulhosa de seu bispo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code