Trump demite Rex Tillerson do cargo de secretário de Estado

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 13 de março de 2018 as 11:02, por: CdB

Por meio do Twitter, presidente dos EUA anuncia de forma sumária troca de comando no órgão responsável pelas relações exteriores, que passará a ser chefiado pelo atual diretor da CIA

Por Redação, com DW – de Washington:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, por meio do Twitter, que vai substituir o atual secretário de Estado, Rex Tillerson, pelo diretor da CIA, Mike Pompeo.

Tillerson divergiu do presidente em vários temas da política externa dos EUA

A agência de inteligência será comandada pela atual vice do órgão, Gina Haspel, acrescentou o presidente. Ela será a primeira mulher no cargo.

Em sua curta mensagem, o presidente não deu qualquer explicação para as trocas. Tillerson e Trump divergiram com frequência sobre vários tópicos da política externa dos Estados Unidos. Relatos de estranhamentos entre os dois existiam desde outubro do ano passado, quando a emissora NBC informou que Tillerson chamara Trump de “idiota”.

O secretário de Estado nunca desmentiu a notícia, mas insistiu várias vezes que seu relacionamento com o presidente era sólido. 

Um funcionário da Casa Branca disse à agência de notícias AP que Trump queria ter uma nova equipe para as negociações com a Coreia do Norte e as várias questões comerciais; que surgiram. Pompeo costuma informar o presidente sobre assuntos de inteligência e é visto; como uma das vozes mais críticas em relação à Coreia do Norte.

Tillerson, um conhecido empresário do setor petrolífero; deixou o comando da Exxon Mobile para assumir o Departamento de Estado no governo de Trump. Ele acabara de retornar de uma viagem para a África.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *