Cuba, a esquerda e o pragmatismo político (2)

Por Dalton Rosado – A busca da verdade social, ainda que nunca seja absoluta, tem ojeriza ao pragmatismo. Então, a justiça social construída consistentemente sob bases sólidas, sem oportunismo, ainda que demore a se estabelecer, quando o fizer, será de modo irreversível.

Continue lendo

Cuba, a esquerda e o pragmatismo político (1)

Por Dalton Rosado –

Cuba é capitalista de Estado. Os trabalhadores que enrolam as folhas de tabaco e produzem a apreciado charuto de Havana, são explorados pela extração de mais-valia tanto quanto um trabalhador de uma fábrica de cigarros em qualquer país capitalista do mundo.

Continue lendo

Espíritas divulgam nota em defesa da democracia

Por Associação Brasileira de Pedagogia Espírita – Nós, espíritas progressistas, reunidos em diversos grupos, associações e coletivos pelo Brasil, reiteramos nossos valores de luta por uma sociedade na qual a justiça social e a liberdade plena sejam conquistas permanentes.

Continue lendo

Omar, as Forças Armadas e a Maria Bate-fofo

Por José Bessa – Parece que a hora não é das Forças Armadas, mas das Forças Amadas, não é da Escola Superior de Guerra, mas da Escola Superior da Paz criada pelos Estados Gerais da Cultura, sob a coordenação do cineasta Silvio Tendler, que defende a Doutrina da Segurança Emocional para exigir justiça social.

Continue lendo

Depois do mensalão teremos o Vacinão?

Por Rui Martins – Mesmo se for evitado o golpe, o fascismo bolsonarista já terá se expandido pela sociedade e não será afastado com uma derrota eleitoral. Haverá necessidade de um trabalho de hegemonia cultural, que não foi feito nos governos anteriores.

Continue lendo

Manifestações vão derrubar Bolsonaro

Por Celso Lungaretti – O golpe de Estado que o Bozo não deu enquanto ainda podia, agora ele morrerá sem dar; seu governo verdadeiramente já acabou e hoje ele não passa de um cadáver político aguardando o rabecão; como o fedor vai ficar cada vez pior, urge acelerarmos o fim do pesadelo com o povo nas ruas.

Continue lendo

Os sinos dobram por ti

Por Carlos Brickmann – O Brasil não tem pena de morte para que a pena de morte não seja aplicada. As coisas são simples: podemos estar ao lado da civilização ou da barbárie. Ficar com a barbárie atinge a consciência; ficar com a civilização traz problemas que são difíceis de resolver.

Continue lendo