Paris, neste sábado, deixa de ser uma festa

Por Rui Martins – Paris está parando neste sábado, à espera dos prometidos ataques dos coletes amarelos. Paris irá se transformar numa praça de guerra como no sábado passado ou os policiais franceses conseguirão dominar os manifestantes e salvar o presidente Emmanuel Macron enfraquecido?

Continue lendo

Vamos relançar O Petróleo é Nosso!

Por Rui Martins – Vi, num antigo vídeo do programa do Jô Soares, o presidente eleito Bolsonaro criticar os que entregam as riquezas do Brasil para os Estados Unidos. Mas deve ter levado uma pancada na cabeça, pois mudou de opinião e virou entreguista. quer entregar a Petrobras aos americanos. Vamos precisar relançar a campanha nacionalista O Petróleo é Nosso.

Continue lendo

O peso das palavras das histórias indígenas

Por José Ribamar Bessa Freire – Quantos quilos tem uma palavra? Palavrão pesa mais do que palavrinha? E por acaso palavras têm peso? Os participantes do “Amazônia das Palavras” conferiram isso numa balança da expedição literária iniciada em Manaus

Continue lendo

Mais Médicos, o erro imperdoável de Dilma e do PT

Por Celso Lungaretti e Rui Martins – Dilma Rousseff e o PT precisam reconhecer: o Acordo Mais Médico com Cuba foi um péssimo acordo, contrário às leis internacionais que protegem os emigrantes e compromete a esquerda diante de um presidente de extrema direita.

Continue lendo

Quando o próprio povo escolhe a ditadura

Por Cristovam Buarque – Uma oportuna lembrança de um romance do senador Cristovam Buarque, contando como a democracia pode surpreender, com os eleitores usando o direito democrático do voto para escolher o retorno da ditadura.

Continue lendo

O mistério das mesas que flutuam

Por Maria Lúcia Dahl – Até Freud, quando Jung lhe mostrou uma mesa em sua sala, que subia e se grudava no teto, e depois descia, ao seu dispor, disse que jamais o admitiria, já que não teria como explicar.

Continue lendo