Dólar avança em dia de maior cautela no exterior

Na sexta-feira, a moeda norte-americana à vista teve queda de 0,68%, a R$ 4,0954

O dólar operava em alta contra o real nesta segunda-feira, em dia de maior aversão ao risco no exterior diante de preocupações sobre o crescimento econômico global após dados fracos da China, em cenário ainda de cautela sobre as relações comerciais entre Pequim e Washington.

Continue lendo

Ministro alemão afirma que crise no país é improvável

É improvável que a economia alemã caia em uma recessão prolongada, mesmo que esteja definhando em um ciclo de crescimento fraco, disse o ministério da Economia da Alemanha nesta segunda-feira. A economia alemã deve ter leve contração no terceiro trimestre, como ocorreu no período de abril a junho, à medida que as exportações enfraquecem devido às incertezas ligadas à saída planejada do Reino Unido da União Europeia, bem como aos conflitos comerciais.

Continue lendo

Pesquisa mostra recuo nas estimativas de inflação

As estimativas de inflação recuaram na pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira, levando o grupo que mais acerta as previsões a reduzir ainda mais a expectativa para a taxa básica de juros neste ano. O levantamento semanal apontou que a expectativa para a alta do IPCA neste ano caiu a 3,28%, de 3,42% antes. Para 2020 a conta foi reduzida em 0,05 ponto percentual, a 3,73%.

Continue lendo

Prévia do PIB cai em agosto na comparação a 2018

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve avanço de 0,07% em agosto ante julho, segundo dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta segunda-feira. Na comparação com agosto de 2018, o IBC-Br teve queda de 0,73% e, no acumulado em 12 meses, houve alta de 0,87%, segundo números observados.

Continue lendo

BC faz parte de um programa de governo, afirma Campos Neto

O presidente do BC, Campos Neto, afirmou que “gostaria que todos empreendessem e acreditassem no plano”.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira que a autoridade monetária “faz parte de um programa de governo” e fez um apelo para que investidores acreditem nesse programa e empreendam. Durante evento, Campos Neto afirmou que “gostaria que todos empreendessem e acreditassem no plano”.

Continue lendo

Dólar opera em queda contra moeda brasileira

O dólar operava em queda contra o real nesta sexta-feira, em mais um dia de potencial volatilidade no mercado doméstico de câmbio, com operadores monitorando fatores relacionados à cena política interna, em meio a expectativas positivas acerca das negociações comerciais entre Estados Unidos e China no exterior.

Continue lendo

Transportes será principal componente do IPCA em 2020, indica IBGE

O grupo Transportes superou a Alimentação e vai se tornar o principal componente da inflação oficial brasileira a partir de janeiro de 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os Transportes vão passar a responder por 20,8% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deixando Alimentação e bebidas com um peso de aproximadamente 19%.

Continue lendo

Alemanha reduz previsão de crescimento para 2020

O governo alemão vai reduzir sua previsão de crescimento para 2020 para 1,1%, contra uma projeção de 1,5% em abril, informou a revista alemã Der Spiegel nesta sexta-feira, sem citar fontes.A matéria do tradicional jornal alemão afirmou que o governo irá manter sua previsão de crescimento de 0,5% este ano e, portanto, evitará uma recessão por pouco.

Continue lendo

China eleva apoio a acordo comercial parcial com os EUA

Um jornal estatal chinês afirmou na sexta-feira que um acordo comercial “parcial” vai beneficiar a China e os Estados Unidos, e que os EUA deveriam aceitar a oferta na mesa, refletindo o objetivo chinês de aliviar a disputa antes que mais tarifas norte-americanas entrem em vigor.

Continue lendo