A China pode crescer mais?

Tornou-se lugar comum atribuir a nova fase de “baixo” crescimento chinês como um “novo normal”

Por Elias Jabbour – Tornou-se lugar comum atribuir a nova fase de “baixo” crescimento chinês como um “novo normal”. Mas a China cresceu, pelo menos, o dobro da média mundial e dos Estados Unidos, ao menos seis vezes mais que a Alemanha e sete vezes em comparação com o Brasil.

Continue lendo

Mortes nas ruas

Por Jaime Sautchuk – “Os investimentos na modernização dos sistemas de transportes públicos são escassos e os coletivos têm que disputar espaços nas ruas com o automóvel particular, utilitários e outros veículos. “

Continue lendo

Meio século de fracassos

Por Paulo Kliass – “As informações divulgadas pela Oxfam, por si só, já seriam suficientes para caracterizar o título desse artigo. Isso porque ao longo dos 50 anos de existência e atuação do chamado “fórum dos ricos” a situação da pobreza e da desigualdade não avançaram um milímetro sequer.”

Continue lendo

Passe livre para o desempregado

Por João Guilherme Vargas Netto – “Inúmeras outras pautas de reivindicação sindical e o próprio Programa Emergencial de Emprego e Renda do PT prioriza o tema, que, até agora, não foi capaz de mobilizar forças de apoio e, mais que isso, de avançar em sua efetivação.”

Continue lendo

Redes sociais para quê?

Tudo bem que as redes sociais não são nem serão jamais o paraíso democrático

Por Luciano Siqueira – Tudo bem que as redes sociais não são nem serão jamais o paraíso democrático que muitos acreditavam viessem a ser. Mas servem como bom meio de comunicação entre as pessoas, apesar de todas as imposições restritivas via algoritmos.

Continue lendo

Derrotar duas MPs

Por João Guilherme Vargas Netto – “A última grande iniciativa unitária do movimento sindical em 2019 foi a distribuição militante da “carteira de trabalho verde e amarela” que denunciava a retirada de direitos trabalhistas com a MP 905.”

Continue lendo

A militância nossa de cada época

Por Luciano Siqueira – “Certa vez, como ocorre com certa frequência, um grupo de estudantes me entrevistou demoradamente (no meu gabinete de vice-prefeito do Recife) acerca do período do regime militar”.

Continue lendo

Resoluções para um ano de eleição plebiscitária

Por Gilberto de Souza – Passe a viver mais perto daquilo que deseja para o país e o mundo. Integre uma gigantesca rede capaz de mudar os rumos políticos da nação. Reúna-se àqueles que conseguirão expulsar do poder quem explora os trabalhadores em benefício próprio ou de nações que visam a subserviência e a miséria da imensa maioria dos brasileiros.

Continue lendo