Fome, solidariedade e organização popular

Por Alexandre Lucas – Comer é uma necessidade vital! A comida compõe a agenda dos direitos constitucionais, entretanto, sofre ataques frontais com a política genocida e de aprofundamento da crise econômica capitaneada pelo Governo Bolsonaro.

Continue lendo

Esses bancos, pobres bancos

Por Paulo Kliass – A cada nova divulgação dos resultados dos conglomerados que o integram, o sistema financeiro parece confirmar a crença, cada vez mais aceita, de que os mesmos vivem e atuam em um universo paralelo. É mesmo impressionante a sua capacidade de se manter à parte da desgraça toda que se abateu sobre a sociedade e sobre a economia brasileiras ao longo dessa terrível pandemia.

Continue lendo

O capitão que perdeu a guerra

Por Jorge Gregory – Muitas expressões originárias nos velhos e populares faroestes dos anos 40 a 60 foram traduzidas e adotadas pelo vocabulário dos machões brasileiros. Uma delas, usada por John Wayne em alguns filmes, dizia “não mande um menino fazer o trabalho de um homem”.

Continue lendo

O crime de lesa humanidade de Bolsonaro

Por Altair Freitas – Com os primeiros dias de trabalho e interrogatórios na CPI da covid, instalada pelo Senado Federal, no início deste mês de Maio, algumas coisas que sabíamos ou intuíamos estão cada vez mais evidentes. A principal: Bolsonaro comete crime de lesa humanidade contra o povo brasileiro desde o início da pandemia. 

Continue lendo

A CPI da covid e o mentiroso Queiroga

Por Urariano Mota – Chamam ao senhor Marcelo Queiroga de Ministro da Saúde. Chamam-no dessa maneira e não atentam para o paradoxo. Não é possível ser ministro de Bolsonaro no ministério da Saúde.   

Continue lendo

Frente ampla, pero no mucho

Por Luiz Manfredini – Jair Bolsonaro é o inimigo número um do povo brasileiro. Quanto a isso já nem se discute mais. Por decorrência, sua destituição da Presidência da República, seja lá como for, é do interesse maior da nação vilipendiada.

Continue lendo

Cúpula militar vai rifar o general Pazuello?

Por Altamiro Borges – A revista Veja informou que o general Eduardo Pazuello, o “craque da logística” de Jair Bolsonaro que carrega mais de 300 mil mortes nas costas, perdeu a “cobertura” da cúpula militar. Seu depoimento nessa quarta-feira é muito aguardado e há quem garanta que o ex-ministro pode virar um “homem bomba”.

Continue lendo

Uma foto histórica e o sonho humano de liberdade

Por José Reinaldo Carvalho – O sonho humano de liberdade e independência era o mesmo dos três soldados da foto e sintetizava-se naquele gesto. Para que jamais se repitam acontecimentos tão nefastos como o conjunto da obra do nazi-fascismo, e se eternize na memória dos povos a façanha libertadora realizada pela União Soviética e as forças democráticas, é que o gesto do soldado Abdoulkhakim Ismailov será sempre lembrado.

Continue lendo

Hora de partir para a jugular!

Por Paulo Nogueira Batista Jr. – Há cerca de um mês, escrevi aqui nesta coluna que o governo Bolsonaro estava nas cordas e poderia até cair. Alguns acharam que era delírio e que eu confundia a realidade com meus desejos. Em outras palavras, acusaram-me de wishful thinking, como se diz em inglês.

Continue lendo

Um governo sem apreço pela população e mergulhado na escuridão

Por Wadson Ribeiro – Se ainda restava alguma dúvida sobre a pertinência de se instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito em meio a uma pandemia que já alcança quase 400 mil mortes apenas no Brasil, as imagens e os áudios que vieram a público dos ministros da Economia, da Casa Civil e da Saúde, em reunião interna do governo, comprovam a necessidade das investigações.

Continue lendo