Para além do coronavírus

Para além do coronavírus, Bolsonaro quer se manter no poder a qualquer custo

Por Wadson Ribeiro – “Diante desse quadro, Bolsonaro parece dobrar a aposta na insensatez e o preço disso poderá ser a morte de milhares de brasileiros e o aprofundamento da crise econômica e política.”

Continue lendo

Romper com o fiscalismo austericida

Por Paulo Kliass – A cada dia que passa a crise do coronavírus se agrava em termos exponenciais. Bolsonaro e Paulo Guedes estão há várias semanas se recusando a encarar a gravidade da situação.

Continue lendo

A hora é agora

Por João Guilherme Vargas Netto – “Para garantir a necessária união nacional contra a epidemia é preciso somar os esforços de todas as lideranças atuais, na sociedade civil e no Estado, capazes de exercer em suas áreas de atuação e com suas responsabilidades um papel ativo.”

Continue lendo

Bolsonaro faz muito mal à saúde

Jair Bolsonaro

Por Altamiro Borges – A revista Época informa que “o Ministério Público junto ao TCU pediu que a corte apure se Jair Bolsonaro cometeu crime ao cumprimentar manifestantes durante pandemia do coronavírus no último dia 15”. Além de incentivar um ato fascista, o “capetão” teria atentado contra a saúde pública.

Continue lendo

A pandemia, estratégia imperialista e democracia

Por Alexandre Weffort – A pandemia está declarada, dando origem a algum pânico. As consequências do coronavírus dominam as atenções e preocupações de todos … ou quase todos, primando alguns pela indiferença e pela irresponsabilidade, na senda do negacionismo.

Continue lendo

Guedes: Maldade austericida

Por Paulo Kliass – A obsessão do superministro da economia com a manutenção da opção austericida é algo que impressiona até mesmo setores que estavam com ele até anteontem, um pouco antes da eclosão da crise do coronavírus.

Continue lendo

Polaridades ideológicas da pandemia

Por Alexandre Weffort – O surto de um vírus é, atingida a dimensão da “pandemia”, um evento global, traço que o insere no âmbito dos fenómenos (culturais, económicos e sociais) que o termo “globalização” encerra.

Continue lendo

As contradições do governo sobre o coronavírus

Por Hesaú Rômulo – Desde o início do mandato de Bolsonaro, o Palácio do Planalto tem fabricado suas próprias crises, lidando com questões internas com uma habilidade excepcional. Tornando questões de articulação política em verdadeiros pandemônios. Dentro e fora da base aliada, um preço alto a se pagar quando a agenda econômica caminha no ritmo ditado pelo Legislativo.

Continue lendo