TSE confirma balaio de mentiras

Por Jaime Sautchuk –  A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, reconheceu no início da semana que aquela corte falhou na tarefa de conter notícias falsas (as Fake News) no processo eleitoral.

Continue lendo

Solução e problema

Por João Guilherme Vargas Netto –  Em plena batalha eleitoral pela conquista dos votos de milhões de trabalhadores pobres é de grande utilidade entender o que significa o bolsonarismo e quais são suas motivações e expectativas. Não é apenas um estado de espírito, é muito mais que isso e já se traduziu em uma montanha de votos.

Continue lendo

A luta de hoje contra o fascismo

Por Urariano Mota – Esta semana, entre um choque e outro do noticiário das eleições, li um texto que me acordou para a hora da luta mais urgente. No livro “O reino perdido”, de Genolino Amado, li o trecho que copio.

Continue lendo

Em Goiás, o novo tem 200 anos

Por Jaime Sautchuk – Eleito governador no primeiro turno, Ronaldo Caiado (DEM) foi apresentado como novidade em Goiás. E representa, também, a mais antiga e truculenta oligarquia daquele estado. Seus antepassados combateram D. Pedro II por ter libertado os escravos e pegaram em armas contra a Revolução de 1930, de Getúlio Vargas.

Continue lendo

Queda e coice

Por João Guilherme Vargas Netto – Quando se leva um coice ou quando se sofre uma queda junto com a dor e o susto procura-se diminuir os danos. Depois é que se tenta entender a agressão e o acidente.

Continue lendo

Democracia, já!

Por Zillah Branco – Saudosa memória da imensa manifestação “Diretas, já!” que meteu no fundo da gaveta da História a ditadura fascista de 64! Mas precisamos lembrar que a geração de novos eleitores, que agora votaram, eram bebês ou crianças naquela época.

Continue lendo

A vergonha de ficar do lado errado da História

Por Zillah Branco – Pense bem antes de escolher os seus candidatos a Presidente e Vice. Está em causa a situação do Brasil, o seu país, a sua Pátria, os mais de 200 milhões de mulheres e homens, de todas as idades, de todas as etnias, com todas as diferenças que enriquecem a humanidade. Você vai somar com os que lutam por um futuro melhor para todos, ou com os egoistas que acumulam as moedas para parecerem fortes e poderem escravisar os mais pobres?

Continue lendo