Relevância antecipada

Por João Guilherme Vargas Netto – Pode se criar neste segundo semestre um amplo movimento que aproxime as direções sindicais de suas bases representadas e da população e enraíze entre os trabalhadores e a sociedade a pauta da Conclat.

Continue lendo

Acabar com a fome é uma luta de todos

Por Rosa Amorim – O que os números da pesquisa da Rede Penssan escancaram é que, apesar de todas as políticas públicas implementadas nos governos do Partido dos Trabalhadores, o Brasil volta à estaca zero em relação ao combate à fome. São registrados, novamente, números de 30 anos atrás.

Continue lendo

Política monetária em 2023

Por Paulo Kliass – A partir do primeiro dia de janeiro de 2023, o novo governante vai encontrar uma diretoria do BC composta e nomeada pela dupla Bolsonaro & Guedes. Caso Lula venha ser confirmado pela vontade da maioria do eleitorado, tal como apontam as pesquisas de opinião, ele não poderá fazer nada a esse respeito.

Continue lendo

Esperança de mudança

Por João Guilherme Vargas Netto – A maior vitória do movimento sindical no primeiro semestre de 2022 foi a realização, com êxito, da Conclat que aprovou e divulgou a pauta unitária da classe trabalhadora que já está sendo incorporada nas diretrizes políticas dos partidos de oposição.

Continue lendo

França e Colômbia: devemos comemorar?

Por Wellington Duarte – Macron está, agora, diante de um cenário difícil para que ele possa ter um mandato minimamente tranquilo; e na Colômbia, Gustavo Petro, venceu, por uma margem apertada, o símbolo da submissão da Colômbia aos EUA.

Continue lendo

Reconstruir a Unasul

Por Paulo Kliass – A chegada de Bolsonaro ao poder tornou esse processo mais extremado. Um dos aspectos das relações externas que ele mais se envolveu foi a desconstrução da articulação regional, no âmbito da América do Sul.

Continue lendo