O vice-presidente José Alencar disse nesta sexta-feira que não comentará a sua nomeação para o ministério da Defesa até que assuma o cargo, na próxima segunda-feira, no Palácio do Planalto. Indagado se ficou animado com a nomeação, Alencar respondeu:
- Nós, jovens, somos sempre animados.
José Alencar substituirá no cargo o embaixador José Viegas, que teve seu pedido de demissão, encaminhado no último dia 22 de outubro, aceito hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O pedido de demissão de José Viegas havia sido feito no dia 22 de outubro, mas só aceito nesta quinta-feira. Há pouco mais de duas semanas, o Correio Braziliense divulgou fotos de um homem que seria o jornalista Vladimir Herzog, nu e humilhado numa cela do DOI-CODI, fotos que posteriormente foram confirmadas como sendo de um padre, também preso, com semelhanças físicas às de Herzog.
Na ocasião, o Exército havia divulgado uma nota em que negava que Herzog havia morrido na cela, criticando a atuação da imprensa, e que não possuía arquivos do período da ditadura, o que irritou o presidente Lula. A mando dele, o Exército divulgou uma segunda nota, pedindo desculpas pelo primeiro documento, o que abriu uma crise interna no governo federal entre o Planalto e o ministério da Defesa.