As demonstrações realizadas pelos pesquisadores do Alibaba mostrariam que o novo modelo de código aberto é capaz de inferir o estado emocional de uma pessoa.
Por Redação, com agências internacionais – de Pequim
O grupo chinês Alibaba Group Holding Ltd. lançou o R1-Omni, um novo modelo de inteligência artificial que conseguiria ler emoções. Especialistas apontam que a ferramenta pode ser encarada como uma tentativa de superar o modelo mais recente da líder no setor de IA, a OpenAI.

As demonstrações realizadas pelos pesquisadores do Alibaba mostrariam que o novo modelo de código aberto é capaz de inferir o estado emocional de uma pessoa em um vídeo e também oferecer descrições de suas roupas e do ambiente, apontou a Bloomberg nesta quarta-feira, 12. Por enquanto, essas demonstrações mostram apenas descritores emocionais gerais como “feliz” ou “bravo”.
O R1-Omni é considerada uma versão aprimorada de outro modelo de código aberto, o HumanOmni, e tem autoria do mesmo pesquisador principal, Jiaxing Zhao.
Sentimentos humanos
De acordo com o informado pelo CEO do Alibaba, Eddie Wu, à Bloomberg, a inteligência artificial geral é agora o “objetivo principal” do grupo.
Empresas que desenvolvem IA vêm tentando alcançar inteligência emocional, que capacita computadores a reconhecer e responder a sentimentos humanos.
Já existem modelos que identificam o estado de espírito e bem-estar de uma pessoa que utiliza chatbots de atendimento ao cliente a detectar frustração. Além disso, carros da Tesla Inc. já conseguem identificar motoristas com sono.