A AmBev lançou nesta terça-feira a Serrana, nova cerveja que será vendida apenas no segmento de auto-serviço --supermercados e grandes lojas-- e posicionada entre as marcas Antarctica e Brahma.
O produto, do tipo pilsen e quinto lançamento da empresa de bebidas no ano, vai completar o portfólio de cervejas "mainstream" da AmBev e será vendido inicialmente apenas na Grande São Paulo, Baixada Santista e região de Campinas. A idéia é levar a Serrana ao resto do país no futuro.
A bebida, que tenta trazer o resgate de valores antigos com o que a AmBev afirma ser uma "receita artesanal", será produzida na fábrica em Jacareí e tem preço sugerido de 0,89 real a 0,92 real por lata, única embalagem disponível inicialmente.
Os supermercados representam cerca de 25 por cento da cerveja vendida pela indústria no Brasil, segundo a AmBev. A Serrana foi o primeiro lançamento de cerveja da companhia em 2004 voltado ao mercado de massa e vai disputar espaço com Bavaria, Nova Schin, Kaiser e Itaipava.
Como a nova cerveja não será vendida em bares, a AmBev optou por uma estratégia de marketing sem campanha publicitária ampla. Serão apenas degustações da bebida nos pontos-de-venda.
O valor investido na Serrana, que levou cerca de 1 ano para ser desenvolvida, não foi divulgado, mas está dentro do orçamento da AmBev para marketing este ano, de 370 milhões de reais.