Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2026

Após fortes chuvas, Defesa Civil mantém alerta em Duque de Caxias

Após fortes chuvas, Defesa Civil de Duque de Caxias mantém alerta e monitora áreas de risco. Conheça as regiões afetadas e as orientações para a população.

Quarta, 21 de Janeiro de 2026 às 12:56, por: CdB

Equipes seguem monitorando as áreas de risco e prestando atendimento à população.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Defesa Civil de Duque de Caxias permanece em estado de prontidão após os altos acumulados de chuva registrados nas últimas horas, que provocaram alagamentos em diferentes regiões do município. Entre os bairros mais afetados estão Pilar, São Bento, Saracuruna, Figueira e Jardim Primavera.

Após fortes chuvas, Defesa Civil mantém alerta em Duque de Caxias | Chuvas intensas mantêm Defesa Civil em alerta em Duque de Caxias
Chuvas intensas mantêm Defesa Civil em alerta em Duque de Caxias

De acordo com a Defesa Civil, duas pessoas ficaram desalojadas em decorrência dos alagamentos. Equipes seguem monitorando as áreas de risco e prestando atendimento à população.

Segundo o órgão, Duque de Caxias atingiu o estágio de Alerta Máximo às 21h20 de segunda, em função dos altos volumes acumulados nas últimas horas e da previsão de continuidade da chuva, com intensidade moderada a forte. 

Durante o temporal 265 sirenes foram acionadas para aviso de chuva em diversas localidades, incluindo: Barra Mansa (10), Barra do Piraí (15), Duque de Caxias (17), Magé (10), Petrópolis (22), Rio de Janeiro (155), Teresópolis (24) e São João de Meriti (12).

Também houve mobilização pontual de sirenes em áreas com maior risco, totalizando cinco acionamentos adicionais nos municípios de Caxias, Mangaratiba e Angra dos Reis.

Acumulado maior que 200 mm

De acordo com dados do Cemaden Estadual, Duque de Caxias acumulou 212,4 mm de chuva em 24 horas, o maior volume registrado no estado.

A chuva intensa causou alagamentos em diferentes pontos da cidade, com maior impacto na região central. No bairro Jardim 25 de Agosto, a Avenida Brigadeiro Lima e Silva teve carros arrastados pela força da água. Ônibus circularam com dificuldade pela região. 

Além disso, o muro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Lafaiete desabou. Com o temporal, houve também registro de quedas de luz na região. 

Durante o alagamento, moradores também foram surpreendidos com aparição de um jacaré-de-papo-amarelo, no bairro Jardim Gramacho. O animal, ameaçado de extinção, chegou a ser arrastado pelos residentes.

Risco de cheias na Baixada

O Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu aviso para possível elevação dos rios em municípios como Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e na capital fluminense, em função da continuidade das chuvas.

A Defesa Civil orienta que a população evite deslocamentos, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos e transbordamentos. Em caso de emergência, os moradores devem procurar um local seguro e acionar os telefones (21) 99463-7387 ou 0800 023 0199.

Edições digital e impressa