O arcebispo de Canterbury, líder dos 70 milhões de anglicanos do mundo e fã declarado do seriado norte-americano "Os Simpsons", pode fazer uma visita a Homer, Marge, Bart e Lisa em Springfield.
Os produtores da comédia animada convidaram o arcebispo Rowan Williams, 54 anos, a tomar parte em um episódio depois de ele ter elogiado o programa por seu humor e humildade, informou o jornal britânico Sunday Times.
"Adoraríamos tê-lo no programa. É emocionante saber que o arcebispo é nosso fã", disse o produtor executivo de "Os Simpsons", Al Jean.
"No início, alguns grupos religiosos nos EUA repudiavam o programa, então é ótimo saber que ele é defendido por um líder religioso tão importante", acrescentou.
Um representante do arcebispo disse que este ainda não recebeu o convite, mas que se um convite chegar, ele certamente será considerado. "Seria uma possibilidade muito interessante", comentou.
Conhecido por seu tom de sátira contundente, "Os Simpsons" já recebeu uma série de celebridades como convidados, incluindo roqueiros e atores de Hollywood.
Rowan Williams, que se tornou arcebispo no ano passado e é conhecido por se manter a par da vida moderna, já descreveu "Os Simpsons" como "um das propagandas mais sutis que se pode ver por aí da causa do bom senso, da humildade e da virtude."
Em entrevista a ser transmitida no próximo domingo pela rede britânica ITV, ele diz sobre "Simpsons": "(O programa) normalmente fica do lado dos anjos e do bom senso. Ele fura a bolha de muitas ficções pomposas ao mostrar como o mundo funciona."
O seriado cômico, que está no ar há anos, focaliza Homer, que adora cerveja, e o restante de sua família, que vive em Springfield e é disfuncional, mas frequenta a igreja.
Entre as celebridades que já participaram do programa estão Elizabeth Taylor e Mick Jagger.
Até mesmo o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, já apareceu em "Os Simpsons". Mas nem todos têm a mesma visão que o arcebispo sobre o programa.
O ex-presidente americano George Bush (pai) comentou certa vez: "Precisamos de um país mais próximo de 'Os Waltons' do que de 'Os Simpsons'."
"Os Waltons", que foi ao ar na década de 1970, era um seriado sério, divulgando os valores familiares e ambientado na década de 1930.