Há anos a Associação Internacional de Surfe (Isa) organiza competições de stand up paddle, esporte no qual os atletas ficam em pé em uma prancha
Por Redação, com Reuters - de Aarhus,Dinamarca:
A popularidade crescente do stand up paddle criou uma improvável batalha pelo controle da modalidade, e tanto o surfe quanto a canoagem afirmam se tratar de uma variação de seu esporte, de olho na possibilidade da inclusão na Olimpíada.
Há anos a Associação Internacional de Surfe (Isa) organiza competições de stand up paddle. Esporte no qual os atletas ficam em pé em uma prancha e se movem usando um remo comprido.
Mas a Federação Internacional de Canoagem (ICF). Diz que o uso de um remo automaticamente faz da modalidade. Que se espalha rapidamente pelas praias do mundo, parte de sua organização.
– Até o ano passado não havia interesse da ICF – disse o presidente da Isa, Fernando Aguerre, a repórteres nesta quarta-feira. "O interesse surgiu quando nos coube levar o stand up paddle aos Jogos Olímpicos da Juventude (de 2018) em Buenos Aires".
Surfe
O surfe é um dos cinco esportes que serão incluídos na Olimpíada de Tóquio de 2020. E Aguerre disse que a Isa também tentou incluir o stand up paddle nestes Jogos como uma variação do surfe. Mas sem sucesso.
As duas federações se reuniram com o Comitê Olímpico Internacional (COI) alguns meses atrás para acertar as diferenças, mas ainda não se chegou a uma solução, e Aguerre diz não haver planos de novas conversas.
Por sua vez, o secretário-geral da ICF, Simon Toulson, disse: "Os estatutos da ICF afirmam claramente que uma pessoa que usa um remo como forma principal de propulsão em um veículo na água está praticando canoagem".