Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2026

Atuação de Eduardo Bolsonaro deixa ’01’ diante risco de perda de votos

Integrantes do núcleo estratégico da campanha de ’01’ disseram à mídia conservadora que consideram a associação direta de Flávio Bolsonaro com o presidente norte-americano Donald Trump arriscada.

Sexta, 18 de Setembro de 2026 às 20:19, por: CdB

Integrantes do núcleo estratégico da campanha de ’01’ disseram à mídia conservadora que consideram a associação direta de Flávio Bolsonaro com o presidente norte-americano Donald Trump arriscada.

Por Redação – de São Paulo

A menos de uma quinzena do primeiro turno das eleições presidenciais, aliados do candidato Flávio Bolsonaro (PL), ou filho ’01’ como também é conhecido, avaliam que conseguiram amenizar os principais pontos fracos da campanha identificados no início da disputa, mas têm receio quanto à atuação do irmão dele, Eduardo Bolsonaro, o ’03′, nos EUA, onde está foragido.

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está foragido da Justiça, nos EUA

Integrantes do núcleo estratégico da campanha de ’01’ disseram à mídia conservadora que consideram a associação direta de Flávio Bolsonaro com o presidente norte-americano Donald Trump arriscada, mas que havia perdido força ao longo da corrida eleitoral. Seus assessores temem, no entanto, que as articulações de ’03′ por novas sanções contra autoridades brasileiras façam ressurgir o “fantasma do tarifaço” na reta final da disputa.

Flávio Bolsonaro chega aos últimos 14 dias de campanha em uma posição bem mais favorável em relação aos primeiros meses do embate político. Além de acreditarem que o vínculo com Trump deixou de centralizar o foco das críticas dos adversários, interlocutores apontam como conquistas relevantes a estratégia de associar politicamente o presidente Lula (PT) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

 

Sanções

Dentro deste contexto favorável, as recentes movimentações de Eduardo Bolsonaro em território norte-americano têm gerado forte incômodo no QG da campanha. O ex-deputado tem defendido de maneira veemente a aplicação de uma nova rodada de sanções internacionais contra o ministro Alexandre de Moraes e mantido o tema permanentemente em evidência. Para os estrategistas da candidatura do PL, o perigo iminente é que eventuais punições oficiais do governo norte-americano voltem a vincular Flávio ao governo Trump exatamente no momento em que essa associação perdia tração no eleitorado.

A divisão de posturas ficou explícita nas declarações públicas feitas pelos dois irmãos. Durante agenda em Vitória da Conquista, na Bahia, Flávio Bolsonaro buscou afastar categoricamente qualquer percepção de interferência ou ajuda do governo norte-americano na disputa eleitoral no Brasil. A declaração ocorreu após a revelação de que a gestão Trump apresentou às autoridades brasileiras uma exigência formal relacionada à garantia de participação de “dissidentes políticos” no pleito deste ano.

Edições digital e impressa