O artista contemporâneo polonês Zdzislaw Beksinski, célebre por suas pinturas fantásticas e perturbadoras, foi encontrado morto em sua residência, anunciou a polícia na terça-feira.
A polícia disse que o corpo de Beksinski, encontrado em seu apartamento num bairro de classe alta de Varsóvia, apresentava múltiplos ferimentos.
- Seu corpo foi encontrado por sua família na noite de ontem (segunda-feira). Ele apresentava vários ferimentos, alguns dos quais no peito, que poderiam ter sido provocados por um punhal, por exemplo - disse a porta-voz da polícia Zuzana Talar.
O artista, que tinha 75 anos, ficou famoso na Europa e no Japão nas décadas de 1970 e 1980 por suas telas que mostravam objetos ou pessoas desfiguradas contra um pano de fundo de luz romântica e desfocada.
Katarzyna Nowakowska-Sito, curadora de arte moderna no Museu Nacional de Varsóvia, disse:
- Beksinski foi um dos artistas mais conhecidos da Polônia. Ele criou uma linguagem, um clima de horror e segredo em suas pinturas. Ele captava a imaginação das pessoas, e seu trabalho era muito convincente.
Nascido em 1929 na cidade de Sanok, no sudeste da Polônia, Beksinski também foi fotógrafo e escultor, além de fazer desenhos que em muitas ocasiões foram comparados ao trabalho do austríaco Ernst Fuchs, fundador de uma escola de realismo fantástico.
Beksinski, artista polonês, é assassinado em sua casa
Terça, 22 de Fevereiro de 2005 às 13:10, por: CdB