O deputado Alfredo Pacheco, do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), da situação, foi eleito neste sábado presidente da Câmara dos Deputados dominicana, em uma agitada sessão na qual houve inclusive disparos e blecaute.
Um apagão que durou várias horas e alguns disparos de origem desconhecida que se escutaram na Câmara alteraram o desenvolvimento normal da sessão para renovar a direção do legislativo no período 2003-2004.
A abertura da sessão teve que ser adiada devido aos confrontos verbais entre os deputados.
Em seguida, ocorreu um blecaute e a sessão continuou apesar da ausência da presidenta da Câmara, Rafaela Alburquerque, e do opositor Partido Reformista Social Cristão (PRSC), que pediu um recesso e abandonou o plenário.
Mais tarde se escutaram vários disparos que aparentemente não atingiram nenhum deputado, embora algumas versões que circularam pelo plenário, que não foram confirmadas pelas autoridades, indicaram que há um ferido.
Os veículos de comunicação que cobrem a sessão assinalaram que vários parlamentares desarmaram o deputado do PRSC Héctor Mora, embora esta versão também não se confirmou oficialmente.
Marino Mendoza, deputado do oficial PRD, disse aos jornalistas que o blecaute não foi circunstancial e criticou o uso de armas de fogo no parlamento.
Fontes da distribuidora elétrica Edesur disseram que a companhia não tinha nenhuma responsabilidade no blecaute.
Blecautes e disparos marcam eleição para presidência da Câmara dos Deputados
Sábado, 16 de Agosto de 2003 às 14:44, por: CdB