Pela segunda vez seguida o Brasil enfrenta o dono da casa na final da Liga Mundial masculina de vôlei. A seleção entra em quadra, às 14h (de Brasília), deste domingo, na Arena de Belgrado para jogar contra a Sérvia e Montenegro. No ano passado, o Brasil conquistou o torneio pela quarta vez ao vencer a Itália em Roma.
A última vez que um anfitrião ficou com o título da Liga foi em 1996, quando a Holanda ganhou em Roterdã. Depois disso, apenas dois torneios foram decididos pelo time da casa. Além da Itália em 2004, o Brasil também desperdiçou a chance de ganhar o campeonato diante da torcida. Em 2002, perdeu em Belo Horizonte a final para a Rússia.
A seleção brasileira já havia fracassado em casa. Em 1995, no Rio de Janeiro, o time perdeu o campeonato para a Itália. Assim, o país esteve presente nas únicas três edições em que o organizador da fase final da Liga viu o adversário na decisão ficar com o título.
Nas outras temporadas, o anfitrião fez a festa quando chegou à final. Em 15 edições da Liga, os donos da casa ganharam cinco. A Itália foi quem melhor usou o fator quadra, ganhando três campeonatos. Brasil e Holanda foram os outros campeões.
A Sérvia, campeã olímpica em Sydney-2000, decidiu o título da Liga Mundial apenas na temporada de 2003. Em Madri, em uma final eletrizante, a equipe caiu diante do Brasil com um 31 a 29 no tie-break.
Mas o retrospecto recente é amplamente favorável ao Brasil. Desde que Bernardinho assumiu o comando técnico da equipe, em 2001, o time ainda não perdeu para os sérvios. Foram sete vitórias nos últimos sete confrontos.
Bernardinho tenta contra a Sérvia o 11° título com a seleção brasileira masculina. Sob a sua batuta, a equipe ganhou três vezes a Liga Mundial, além da Copa do Mundo, do Campeonato Mundial e dos Jogos Olímpicos de Atenas.
Brasil disputa final de vôlei contra Sérvia e Montenegro
Domingo, 10 de Julho de 2005 às 05:45, por: CdB