Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

COI aprova locais de competição de novos esportes para Tóquio 2020

Os locais para os cinco novos esportes que serão introduzidos nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram finalizados após a aprovação pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)

Quarta, 07 de Dezembro de 2016 às 12:55, por: CdB

Beisebol e softbol serão realizados no Yokohama Stadium, Nippon Budokan será o local das competições de karatê, enquanto instalações temporárias em Tóquio vão abrigar as competições de escalada esportiva e skate

Por Redação, com Reuters - de Tóquio/Rio de Janeiro:

Os locais para os cinco novos esportes que serão introduzidos nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram finalizados após a aprovação pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), disse o chefe dos Jogos de Tóquio, Yoshiro Mori.

toquio.jpg
Os locais para os cinco novos esportes que serão introduzidos nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram finalizados após a aprovação pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)

Beisebol e softbol serão realizados no Yokohama Stadium, Nippon Budokan será o local das competições de karatê, enquanto instalações temporárias em Tóquio vão abrigar as competições de escalada esportiva e skate.

A província de Chiba e seu litoral hospedarão o surf.

Levantamento de Pesos

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra, Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, inauguram no mês passado, o Centro Nacional de Levantamento de Pesos, no Rio de Janeiro.

A instalação, localizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan). É a primeira do País exclusiva para modalidade e a mais moderna do gênero da América Latina.

O centro foi construído com recursos do ministério e integra a Rede Nacional de Treinamento. Em estruturação em todo o País. Os equipamentos utilizados nos Jogos Rio 2016 serão utilizados na instalação. Que atenderá atletas olímpicos e paralímpicos (halterofilismo).

Atualmente, o Cefan conta com mais de 60 atletas de levantamento de peso olímpico. Alguns são oriundos dos projetos de base, como o Programa Forças no Esporte (Profesp). Fazem parte da seleção brasileira adulta. Essa equipe soma mais de 150 medalhas nacionais e internacionais. Além de diversos recordes na modalidade.

A utilização do centro permitirá o fortalecimento da modalidade, especialmente por meio de parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e com a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).

Será garantida a realização de competições nacionais e internacionais a partir de 2017. Assim como cursos, congressos e seminários.

O Cefan recebeu, ao todo, recursos da ordem de R$ 19 milhões do ministério para reforma e construção de novas instalações. Para receber delegações estrangeiras como sede de treinamento para os Jogos Rio 2016 das modalidades de futebol, polo aquático e vôlei.

Toda a estrutura é utilizada por atletas de alto rendimento das Forças Armadas. Como também por alunos de projetos sociais e de base desenvolvidos, com o apoio do ministério, no Cefan.

Tags:
Edições digital e impressa