Arch Bonnema ficou tão comovido com o polêmico filme ``The Passion of the Christ'', de Mel Gibson, que gastou 42 mil dólares em ingressos para que mais pessoas possam vê-lo.
``O filme teve um impacto profundo sobre minha vida'', disse Bonnema, que é batista e viu o filme em sessão prévia especial. Ele deu 6.000 ingressos para a estréia de ``Passion'', marcada para o dia 25 de fevereiro, a Quarta-feira de Cinzas, nos Estados Unidos.
Uma mistura poderosa de religião e dinheiro parece prestes a fazer de ``Passion'' um grande sucesso de bilheteria, apesar dos temores de que o filme possa alimentar o anti-semitismo.
Gibson, que gastou 25 milhões de seu dinheiro próprio para fazer o longa-metragem, está confiando nas igrejas evangélicas para fazer sua divulgação, e a estratégia parece estar funcionando às mil maravilhas.
Exceto pela direção de Mel Gibson, ``Passion'' está longe de ser um blockbuster típico de Hollywood. É um filme feito com baixo orçamento, sem atores famosos e falado em latim e aramaico.
A estréia norte-americana acontecerá em cerca de 2.000 salas, um número semelhante ao que teria um filme lançado por um grande estúdio. É algo inusitado em se tratando de um trabalho que, na realidade, é independente.
Em lugar dos outdoors e anúncios na TV de costume, Gibson convidou milhares de líderes religiosos para assistir a sessões especiais do filme e fazer sua divulgação boca a boca.
Os críticos dizem que o filme, que mostra as últimas 12 horas na vida de Jesus, exagera ao atribuir a culpa pela morte de Cristo aos judeus. Mel Gibson, que integra uma ala ultraconservadora da Igreja Católica, diz que se surpreendeu com a comoção provocada.
O trabalho parece ter cativado a comunidade evangélica americana, que tem milhões de membros e poder aquisitivo de bilhões de dólares.
É um grupo capaz de virar eleições presidenciais, transformar livros desconhecidos em best-sellers e, possivelmente, fazer de ``The Passion of the Christ'' um blockbuster.
Centenas de igrejas estão vendendo ingressos antecipadamente e promovendo o filme desde o púlpito. Cinemas do Texas ao Montana já têm os ingressos para o primeiro dia esgotados.
``Nunca antes vimos nada como isso'', disse um representante da rede de cinemas AMC Entertainment, observando que nem mesmo mega-sucessos como ``O Senhor dos Anéis'' e ``Harry Potter'' tiveram uma demanda antecipada tão grande.
``The Passion of the Christ'' está sendo divulgado até mesmo no capô de um carro que vai correr no Daytona 500, da NASCAR, neste domingo. A corrida atrai uma audiência de cerca de 11 milhões de telespectadores.
Resta a ver se a demanda por ingressos vai continuar depois do primeiro fim de semana do filme em cartaz.
A julgar pelos amigos de Arch Bonnema, a resposta é sim. Bonnema enviou emails a alguns amigos para ver se eles sabiam de alguém que quisesse alguns de seus 6.000 ingressos. ``Em três dias, recebi pedidos de 23 mil ingressos'', ele contou.