Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Defesa Civil alerta para risco de inundações em municípios mineiros

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta para risco de inundações devido a tempestades e ventos fortes. Saiba mais sobre as previsões e impactos.

Sábado, 31 de Janeiro de 2026 às 16:38, por: CdB

A previsão para o dia é de tempestades praticamente em todas as regiões do estado, acompanhadas de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora (km/h) e chance de queda de granizo.

Por Redação – de Belo Horizonte

O boletim diário da Defesa Civil de Minas Gerais apontava, neste sábado, que o Estado operava em nível “situação de perigo”. O documento alerta para a ocorrência de tempestades e fortes rajadas de vento. “A atuação de um ciclone sobre o oceano influencia o tempo em Minas Gerais, favorecendo a formação de instabilidades atmosféricas”, adiantou a Defesa Civil.

Defesa Civil alerta para risco de inundações em municípios mineiros | Minas Gerais segue com previsão de ocorrências de chuva nos próximos cinco dias
Minas Gerais segue com previsão de ocorrências de chuva nos próximos cinco dias

A previsão para o dia é de tempestades praticamente em todas as regiões do estado, acompanhadas de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora (km/h) e chance de queda de granizo. “As chuvas tendem a se intensificar durante a tarde, em resposta ao aquecimento diurno e ao aumento da energia disponível na atmosfera”, segundo boletim.

Os maiores volumes de precipitação, em torno de 40 milímetros, são esperados no Noroeste de Minas, Central Mineira e região metropolitana de Belo Horizonte. Para se ter uma ideia do que essa quantidade significa, é preciso comparar que cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Portanto, 40 milímetros são 40 litros de água de chuva em cada metro quadrado de uma localidade no intervalo de apenas um dia.

 

Granizo

Para o domingo, o boletim prevê ventos de 80 km/h e condições favoráveis à formação de granizo. “A continuidade desse padrão chuvoso reforça o estado de atenção para a ocorrência de eventos adversos, especialmente em áreas mais suscetíveis”, acrescentou o informe.

Nos últimos dias, o estado tem experimentado impactos da chuva. Na sexta-feira, a Defesa Civil Estadual registrou cinco ocorrências em cinco municípios, mas nenhuma com mortes. São relatos de queda de muro, de árvore, enxurrada, interdição de via de via e rompimento de talude (superfície inclinada de terra ou rocha).

Em Areado, no sul do Estado, uma casa foi danificada pela força da enxurrada, e a família precisou ser encaminhada para assistência do serviço social. No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, tinha emitido um alerta para a passagem do ciclone pelo Sudeste no fim de semana.

Edições digital e impressa