Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2026

Divisão do eleitorado mantém opiniões polarizadas sobre o governo

Pesquisa revela que 48,5% dos brasileiros avaliam governo Lula como ruim ou péssimo. Conheça os detalhes da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg.

Quinta, 22 de Janeiro de 2026 às 19:29, por: CdB

O estudo percebe que 48,5% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo. O índice representa uma variação de 0,4 ponto percentual (pp.) em relação a dezembro, quando o percentual era de 48,9%.

Por Redação – de Brasília

A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece marcada pela divisão do eleitorado brasileiro, com uma diferença mínima a favor das opiniões negativas. Os dados constam da mais recente pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira, que revela um cenário estável quanto a atual gestão federal.

Divisão do eleitorado mantém opiniões polarizadas sobre o governo | A opinião popular está dividida quanto à gestão do governo Lula
A opinião popular está dividida quanto à gestão do governo Lula

O estudo percebe que 48,5% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo. O índice representa uma variação de 0,4 ponto percentual (pp.) em relação a dezembro, quando o percentual era de 48,9%. Já a avaliação positiva chega a 47,1%, entre os que classificam a gestão como ótima ou boa, um avanço de 0,6 pp. na comparação com o levantamento anterior, que registrava 46,5%.

Os números mostram que as avaliações permanecem tecnicamente empatadas, uma vez que a diferença entre os grupos está dentro da margem de erro da pesquisa.

 

Oscilação

A avaliação do presidente Lula, por sua vez, permanecia praticamente estável no início de 2026, com um cenário de divisão entre aprovação e desaprovação. De acordo com levantamento AtlasIntel, pouco mais da metade dos brasileiros declara reprovar a atuação do chefe do Executivo, enquanto a taxa de aprovação se mantém próxima, dentro da margem de erro da pesquisa.

Os dados mostram que 50,7% desaprovam o presidente, exatamente o mesmo percentual registrado no levantamento anterior, realizado em dezembro. Já a aprovação aparece com 48,7%, uma oscilação negativa de 0,1 pp. em relação ao mês passado.

O levantamento ouviu 5.418 pessoas em todo o país, entre os dias 15 e 20 de janeiro, com margem de erro de um ponto percentual, para mais ou para menos.

Edições digital e impressa