Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

Dudu da Rocinha é julgado por crimes na Avenida Niemeyer

Terça, 08 de Novembro de 2005 às 11:17, por: CdB

O julgamento do traficante Eduíno Eustáquio de Araújo Filho, o Dudu da Rocinha, ocorreu nesta terça-feira, no 1º Tribunal do Júri do Rio.

Ele foi julgado com outros sete co-réus pela morte da mineira Telma Veloso Pinto, na Avenida Niemeyer, em abril de 2004, quando voltava de um passeio com a família da Barra da Tijuca, no feriado de Sexta-Feira Santa.

Ela teve o seu carro alvejado por Dudu e seus comparsas durante guerra travada entre o tráfico de drogas das favelas da Rocinha e do Vidigal.

Os acusados também serão julgados por lesões corporais provocadas no marido de Telma, Arthur Veloso Pinto Zarbo, e pela participação na morte do morador da favela da Rocinha, Wellington da Silva.

Fazem parte do processo, além do traficante Eduíno: Matheus José Alves da Silva; Ailton Francisco da Silva, o Toquinho; Pedro Arthur de Faria, o D'Oscar; Alexsandro Santanna da Silva, o Sapo Boi; Carlos Henrique Fernandes dos Santos, o Pretinho; Fábio Roberto Santos, o Binho; e Patrick Salgado Souza Martins, o PT ou General.

Segundo o Ministério Público (MP), Eduíno e seu grupo são integrantes da organização criminosa Comando Vermelho e elaboraram, sob o comando de Dudu, o plano de invasão da Favela da Rocinha, no ano passado, a fim de retomar o controle do tráfico de drogas naquela localidade.

Eles contaram, então, com a autorização do chefe do tráfico do Morro do Vidigal, conhecido como Patrick, no sentido de utilizar o lugar como base para o início da operação criminosa.

A invasão aconteceu na noite de 8 de abril de 2004, quando o traficante e os demais acusados, juntamente com outros elementos não identificados, reunidos no Morro do Vidigal, formaram um ''bonde'' e foram até a Avenida Niemeyer portando armas de fogo, com a intenção de roubar veículos para serem utilizados na ação criminosa.

Foi quando pegaram o carro dirigido pela mineira Telma Veloso Pinto, que voltava de um passeio com a família, no final do dia.

Tags:
Edições digital e impressa