Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2025

Estados Unidos terão contato com Rússia sobre cessar-fogo, diz Rubio

O plano já tem o aval de Kiev, mas foi recebido com cautela pelo Kremlin, que afirmou que não é preciso "se apressar demais" para discutir a trégua.

Quarta, 12 de Março de 2025 às 14:41, por: CdB

O plano já tem o aval de Kiev, mas foi recebido com cautela pelo Kremlin, que afirmou que não é preciso “se apressar demais” para discutir a trégua.

Por Redação, com ANSA – de Washington

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que Washington terá contatos nesta quarta-feira com representantes da Rússia sobre a proposta para um cessar-fogo imediato de 30 dias na guerra com a Ucrânia.

EUA.jpg
Marco Rubio fala com imprensa durante escala na Irlanda

O plano já tem o aval de Kiev, mas foi recebido com cautela pelo Kremlin, que afirmou que não é preciso “se apressar demais” para discutir a trégua.

Segundo Rubio, os EUA esperam uma “resposta positiva” de Moscou e pedem que os russos “interrompam todas as hostilidades”. “Não existe solução militar para esse conflito”, declarou o secretário.

– Estamos felizes de que os ucranianos tenham concordado, agora cabe à Rússia dizer sim. Se a Rússia disser sim, será uma notícia muito boa, e começaremos a fazer tudo o que pudermos para o processo avançar. Se eles disserem não, então teremos de examinar tudo e avaliar quais são as verdadeiras intenções deles – salientou.

Conflito russo-ucraniano

O governo do presidente Donald Trump trabalha pelo fim do conflito russo-ucraniano, porém tem concentrado as pressões em Kiev e no mandatário Volodymyr Zelensky, com quem o republicano teve um bate-boca diante de câmeras de TV no fim de fevereiro.

Em coletiva nesta quarta, Zelensky disse esperar “medidas fortes” dos EUA caso a Rússia rejeite a proposta. “Eu não sei os detalhes ainda, mas estamos falando de sanções e de fortalecer a Ucrânia”, acrescentou.

 

 

Edições digital e impressa