Estudantes de escolas bilíngues realizam intercâmbios
Com menos de dois anos de existência, escolas bilíngues da rede estadual, integrantes do programa Dupla Escola, já ajudam alunos a conquistarem oportunidades de estudos no exterior. Dois estudantes do Ciep 117, Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu.
Com menos de dois anos de existência, escolas bilíngues da rede estadual, integrantes do programa Dupla Escola, já ajudam alunos a conquistarem oportunidades de estudos no exterior. Dois estudantes do Ciep 117, Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, que oferece Ensino Médio Intercultural com aulas ministradas em Português e Inglês, fizeram intercâmbio nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. Já um aluno do Ciep 449, Governador Leonel de Moura Brizola, em Charitas, que tem aulas em Português e Francês, passou dez dias na França em julho.
Estudantes da rede estadual conquistaram bolsas de estudos no exterior
Aos 17 anos, Lucas Martins Carvalho chegou, este mês, do país do presidente Barack Obama. O jovem foi escolhido por meio do Programa Global Citizens of Tomorrow, parceria da AFS Intercultural Programs e da British Petroleum (BP), que oferece bolsas para alunos estudarem nos Estados Unidos.
- Pude conhecer outras culturas, durante a minha viagem. E tudo começou porque um professor informou aos alunos sobre o processo seletivo. Por isso, sou muito grato à escola, que me transmitiu os conhecimentos necessários e me deu uma visão global da vida - disse Lucas.
Filipe Chernicharo Trindade, de 16 anos, também da escola Carlos Drummond de Andrade, ficou uma temporada, em julho, na University of Colorado Boulder, no Colorado, nos Estados Unidos. O estudante passou por uma seleção interna para Programa Education USA, projeto do Consulado Americano que disponibiliza bolsa de estudos para jovens cursarem Língua Inglesa em uma faculdade americana.
- Todo embasamento que tenho na língua devo ao Ciep 117, pois nunca fiz curso de Inglês. Sou muito inseguro, mas meus professores sempre me apoiaram e falaram do meu potencial. Essa chance foi muito importante para o meu futuro profissional - afirmou Filipe.
Para o diretor-adjunto do Ciep Carlos Drummond de Andrade, Neir Alves dos Santos, a formação diferenciada da unidade bilíngue também contribui para preparar os jovens para o mercado de trabalho.
- A pedagogia do colégio preza a integração das culturas brasileira e norte-americana e ajuda na formação sociocultural dos estudantes. Além disso, prepara os alunos da rede para atuarem no mundo globalizado e se diferenciarem no mercado de trabalho - explicou Neir dos Santos.
Bolsa de estudos na França
O aluno Igor Martins dos Santos, de 17 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio no Ciep Governador Leonel de Moura Brizola, viajou para a França no fim de julho. O jovem foi o único brasileiro contemplado com bolsa de estudos pelo programa Geração Bilíngue 2015 e passou sete dias em Paris e mais três nos Alpes Chamonix. A programação do intercâmbio contou com oficinas para debates sobre a 21ª Conferência do Clima em 2015 e o aquecimento global, discussões sobre os direitos humanos e a liberdade de expressão, além de visitas culturais e atividades esportivas.
O projeto é promovido pelo Institut Français, com o apoio da Embaixada e do Consulado da França, com o intuito de valorizar e incentivar o ensino bilíngue francófono no mundo inteiro. No total, 50 jovens de diversos países participaram da experiência.
- Foi a minha primeira viagem internacional e estava muito ansioso. Pude ampliar meu vocabulário, ganhar ainda mais fluência no idioma e trocar experiência com pessoas do mundo todo. Foi uma experiência importante para meu currículo, pois pretendo fazer faculdade de Relações Internacionais - disse o morador de Niterói, que antes de ingressar na escola estadual, nunca havia estudado Francês.
A diretora do colégio Governador Leonel de Moura Brizola, Jane Silva Chagas, destacou que a história de Igor serve de estímulo para outros alunos da unidade.
A conquista dele foi motivo de orgulho para nós e, certamente, vai incentivar outros estudantes a focar nos estudos para atingir seus objetivos. Esses intercâmbios são muito importantes para ampliar o horizonte dos alunos e ajudar no processo de amadurecimento. Além disso, as iniciativas geram oportunidade para quem não tem condições financeiras de custear um curso no exterior - afirmou Jane.
Ensino intercultural
A rede estadual conta com quatro unidades que oferecem Ensino Médio Intercultural, com ênfase na formação de línguas estrangeiras. No Ciep Governador Leonel de Moura Brizola, em Niterói, os alunos têm aulas em Português e Francês. No Ciep Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, são ministradas disciplinas na língua materna e em Inglês. No Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, no Méier, os alunos recebem aulas em Português e Espanhol. Já o CE Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil – China, em Niterói, é o primeiro do país com foco em Ciências Exatas e proficiência em Inglês e Mandarim.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.