Uma falha no Google Drive afetou usuários de todo o mundo nesta segunda-feira, foi quase impossível criar novos documentos no Google Docs, copiar textos já existentes para outro arquivo, ou até mesmo converter itens do Microsoft Word.
Por Redação, com agências de notícias - de Nova York Uma falha no Google Drive afetou usuários de todo o mundo nesta segunda-feira, foi quase impossível criar novos documentos no Google Docs, copiar textos já existentes para outro arquivo, ou até mesmo converter itens do Microsoft Word. O mesmo problema ocorreu com apresentações do Google Slides e PowerPoint. O portal Tecnoblog constatou que, ao tentar criar um novo documento ou apresentação, surge a seguinte mensagem no computador: "o Documentos Google encontrou um erro. Tente recarregar esta página ou voltar novamente em alguns minutos." Isso vem aparecendo há algumas horas. É possível abrir documentos já existentes; no entanto, se você tentar copiá-los para um novo arquivo, vai se deparar com o mesmo aviso. E se você fizer upload de um texto no Microsoft Word para convertê-lo em Google Docs, provavelmente não terá sucesso: "há algo errado, não foi possível salvar seu arquivo como Documentos Google"; ou "é necessário estar online para salvar como Documentos Google", mesmo que sua conexão à Internet esteja funcionando.Em nossos testes, não tivemos problema em criar planilhas do Google Sheets nem formulários do Google Forms.
Problema no Docs e Drive
No entanto, o painel de status do Google Workspace alerta que o Drive, Docs, Sheets e Slides podem apresentar falhas. Às 11h40 (horário de Brasília), a empresa explicou:
"Nossa equipe ainda está investigando o problema. Forneceremos uma atualização ainda nesta segunda-feira com mais informações. Obrigado por sua paciência. Os usuários afetados conseguem acessar o serviço, mas veem mensagens de erro, latência alta e/ou outro comportamento inesperado".
No DownDetector, as queixas vêm se acumulando desde cerca de 9h30 da manhã. Às 12h26, o painel de status avisou que o serviço "já foi restaurado para alguns usuários e esperamos uma resolução para todos os usuários em breve".