Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Grifes de luxo apontam: homens estão gastando mais com roupa

Domingo, 04 de Julho de 2004 às 05:00, por: CdB

A maioria dos homens é criticada há anos por achar que moda é coisa apenas para mulheres. Hoje, porém, estilistas e varejistas dizem que cada vez mais homens estão aderindo aos produtos de luxo e que o setor da moda masculina de alto nível está em franco crescimento.

O estilo virou moda à medida que gente como o jogador de futebol britânico David Beckham foi ampliando os limites do que os homens podem usar. Programas de TV norte-americanos como "Queer Eye for the Straight Guy" também ajudaram a convencer de que preocupar-se com a própria beleza também é coisa para homens.

Hoje, os maridos ou namorados que se entediavam enquanto esperavam suas mulheres diante das butiques viraram consumidores felizes que vasculham as vitrines de roupas de grife.

Não é só isso: com a retomada da economia, os homens estão aprendendo a gastar com peças caras.

"Quando os tempos estão difíceis, os homens param de comprar. Já as mulheres, não -- elas saem para comprar sapatos", disse à Reuters Howard Socol, da loja de luxo norte-americana Barneys.

"Mas agora o setor de moda masculina está indo muito bem -- cresceu mais de 15 por cento este ano."

O executivo-chefe da Gucci, Giacomo Santucci, disse que a moda masculina é responsável por metade das vendas de roupas da grife e que está crescendo muito.

O guru da moda italiana Giorgio Armani comentou recentemente: "Os homens estão se libertando da tirania de ter as mulheres lhes dizendo o que vestir. Eles gostam de fazer compras, gostam realmente."

Estilistas e executivos disseram que homens na casa dos 20 e 30 anos estão movendo o boom do luxo e, depois da fase marcada pela moda casual de calças largas e visual jovem, estão voltando a comprar ternos.

"Os homens jovens estão se dando conta de que, para serem levados a sério, precisam ter aparência adulta. Já os mais velhos querem parecer mais jovens, e por isso procuram ternos novos feitos de materiais inovadores", opinou Gildo Zegna, executivo-chefe da grife italiana de ternos Ermenegildo Zegna.

MODA DIVERTIDA

Para a estilista italiana Miuccia Prada, os homens procuram uma moda "formal, mas divertida".

Foi esse o clima dominante nos desfiles das coleções de verão 2005 em Milão, onde os estilistas expuseram ternos usados com camisas de seda estampadas, camisas ousadas ou camisetas de cores fortes.

Os próprios ternos não têm sido exatamente aquela roupa de trabalho enfadonha de sempre.

Ozwald Boateng, que estudou em Saville Row (a rua dos melhores alfaiates de Londres), misturou ternos cinzas clássicos com riscas cor-de-laranja forte em seu primeiro desfile em Milão, enquanto Dolce & Gabanna apresentava calças brancas justas com paletós marinhos de aparência molhada.

"Os homens estão prestando mais atenção à roupa, mas o jeans não vai sair de moda", opinou o diretor de moda da Bloomingdale, Kal Ruttenstein, depois de assistir ao desfile de D&G, que apresentou todos os cortes possíveis de jeans.

Os homens também estão começando a comprar por impulso e a gastar com acessórios como calçados, cintos e gravatas, que passam por um crescimento enorme.

Resta a ver se vão decolar as criações mais ousadas, como os ternos indianos luxuosos de noivo criados por Alexander McQueen, com espelhinhos.

"É claro que as pessoas sempre vão continuar a usar jeans e camiseta, mas existe, sim, um mercado para coisas caras, peças únicas, roupas bordadas que vão se manter por anos como legados", disse Ruttenstein.

Tags:
Edições digital e impressa