Trinta mil filhotes de tartaruga da espécie tracajá foram soltos em Pracuúba, município com pouco mais de dois mil habitantes que fica a 220 quilômetros da capital do estado, Macapá. A soltura faz parte do projeto Quelônios da Amazônia, desenvolvido pelo Ibama/Amapá através do Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios, desenvolvido desde 1981. Os quelônios são répteis, aquáticos ou terrestres, conhecidos como tartarugas, cágados ou jabutis.
O objetivo do projeto é proteger as fêmeas que desovam nos barracos da região, áreas consideradas expostas aos predadores, e contribuir para a reposição dos estoques naturais das espécies. As solturas acontecem anualmente a partir da segunda quinzena do mês de março, para aproveitar o período de inverno e a cheia dos lagos.
Segundo o Gerente Executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Amapá, Edvan Barros, o projeto Quelônios da Amazônia já teve êxitos consideráveis no estado.
- Desde 1981 estamos atuando no trabalho incansável de proteção das espécies tartaruga da Amazônia e tracajá. Mais de 24 mil matrizes (fêmeas) e 500 filhotes já foram soltos - disse.
O projeto faz, durante todo o ano, o recolhimento dos ovos - que são transferidos para uma área alta, onde permanecem no processo de incubação até o nascimento dos filhotes. Quando conseguem sair da casca do ovo, os filhotes são levados para os chamados berçários, formados por tanques e redes, onde recebem todos os cuidados especiais até a soltura.
Os cuidados técnicos se estendem até que os filhotes estejam devidamente preparados para serem colocados em seu ambiente natural.
Ibama solta 30 mil filhotes de tartaruga no Amapá
Segunda, 04 de Abril de 2005 às 12:19, por: CdB